Ministério do Esporte Passagem da Tocha Olímpica será palco para a cultura nacional
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Passagem da Tocha Olímpica será palco para a cultura nacional

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

 

A chama olímpica vai percorrer todo o Brasil a partir do dia 3 de maio e, paralelamente, irá abrir espaço para a exibição das mais diversas expressões culturais do País ao mundo. Para aproveitar a oportunidade, o Ministério da Cultura (MinC) está em processo de criação de convênios com governos de capitais para apoiar atividades de promoção cultural durante a passagem da tocha.

O projeto Celebrações nas Cidades do Revezamento da Tocha Olímpica vai destinar aproximadamente R$ 250 mil para todas as capitais brasileiras organizarem eventos que devem, preferencialmente, serem realizados em espaços públicos de grande circulação e divulgar cultura, arte e gastronomia locais.

Os Jogos Olímpicos serão realizados de 5 a 21 de agosto e as Paralimpíadas, algumas semanas depois, entre 7 e 18 de setembro. Além do projeto voltado para as capitais, o MinC irá lançar para todas as cidades por onde a tocha irá passar um prêmio para a criação de obras de arte e monumentos olímpicos, além de enviar uma cartilha sugerindo abordagens possíveis para a realização de atividades culturais no período.

As abordagens sugeridas são todas voltadas à valorização de riquezas das próprias localidades e estão dividas em sete linhas de ação: patrimônios históricos, naturais, materiais e imateriais; cultura alimentar e gastronômica; expressões artísticas; cultura popular; espetáculos contemporâneos; expressões da cultura negra e de periferia; e artistas com deficiência.

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, a tocha vai passar por pelo menos 330 cidades de todos os estados, pernoitando em 83 delas, totalizando 12 mil milhas áreas e 20 mil quilômetros terrestres percorridos. Cerca de 12 mil pessoas irão se revezar na condução, cada uma por 200 metros, em média.

Com informações do Ministério do Esporte, Rafael Pacheco. 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla