Ministério do Esporte Chama olímpica é acesa em Olímpia, na Grécia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Chama olímpica é acesa em Olímpia, na Grécia

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

  

 

REPÓRTER:  O maior símbolo olímpico já está a caminho do Brasil. A chama olímpica foi acesa, na manhã desta quinta-feira, no templo de Hera em Olímpia, na Grécia, após ritual simbólico, com  a participação de 29 atrizes e 13 dançarinos representando a tradição dos Jogos da Grécia antiga, berço dos Jogos Olímpicos. 

Após o ritual, a chama  segue um longo trajeto até o Rio de Janeiro, dando início da primeira edição dos Jogos na América do Sul.

O revezamento foi aberto pelo atleta grego, Eleftherios Petrounias, que entregou a chama ao brasileiro bicampeão olímpico, Giovane Gávio. O ex-jogador de vôlei fala sobre a emoção de carregar o fogo olímpico.

SONORA: Giovane Gávio, ex-atleta

“Muita alegria, muita emoção, momento mágico, muito feliz de estar aqui representando todos os brasileiros. Neste momento importante pra gente que vai começar o tour da tocha e passar depois em várias cidades brasileiras, levando aí muitas mensagens de alegria, respeito e união.”

REPÓRTER: A chama chega em Brasília no dia 3 de maio dando início ao revezamento da tocha, passando por mais 36 mil quilômetros aéreos e terrestres, 12 mil condutores e mais de 330 cidades até a abertura dos Jogos Olímpicos, dia 5 de agosto, no Maracanã.

Ao lado das principais autoridades olímpicas, Thomas Bach, do Comitê Olímpico Internacional (COI), Carlos Arthur Nuzman, Comitê Olímpico do Brasil (COB), o  ministro do Esporte, Ricardo Leyser, destaca que a cerimônia é um aquecimento para os Jogos Rio 2016.

SONORA: Ricardo Leyser, ministro do Esporte

“Esta cerimônia marca efetivamente o início do jogos. A chama ela é acesa, vai começar o percurso da tocha e vai rodar o Brasil inteiro, vai rodar de norte a sul, todos os estados, todas as capitais e os principais pontos turísticos e vai fazer o aquecimento do início dos jogos. Chamar atenção para o esporte e para os atletas que estão chegando. E o Brasil começa a entrar oficialmente no clima olímpico.”

REPÓRTER: Antes vir ao Brasil, a tocha vai passar por cidades gregas, pela sede do Comitê Olímpico Internacional, na Suíça e pela sede da ONU, em Genebra. Dia 03 de maio, a chama chega em Brasília dando início ao tour brasileiro.

Reportagem, Michelle Abílio

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla