Ministério do Esporte BAHIA: Deficiente visual vai conduzir a tocha olímpica em Salvador nesta terça-feira (24)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

BAHIA: Deficiente visual vai conduzir a tocha olímpica em Salvador nesta terça-feira (24)

Ouça a reportagem

 

REPÓRTER: A tocha olímpica chega a Salvador nesta terça-feira (24), às dez e meia da manhã. O símbolo vai marcar um momento único na vida de João Bosco Santa Rosa, que tem 61 anos e é cego desde que nasceu. João será um dos 153 condutores da chama, que vai percorrer 35 quilômetros na capital baiana.

SONORA: João Bosco Santa Rosa, condutor da tocha olímpica

“Um privilégio muito grande para mim, estar fazendo a história da cidade de Salvador e, ao mesmo tempo, mostrando para a sociedade - posso dizer até do mundo, porque não é uma coisa só do Brasil - que a inclusão é possível. É um momento que eu me sinto como um condutor. Porque com luz você está clareando todo o espaço que está em torno de si e, simbolicamente, está clareando também a ideia das pessoas”.

REPÓRTER: O percurso por Salvador começará no Largo do Pelourinho, onde a banda de percussão Olodum vai se apresentar. Na Cidade Baixa, a primeira parada vai ser no Mercado Modelo, onde uma roda de capoeira e um trio nordestino vão recepcionar o comboio que segue com a chama. Depois, a tocha vai até Largo dos Mares, com a apresentação da Orquestra dos Pandeiros.

Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Álvaro Gomes, a passagem do símbolo pela cidade vai contribuir para estimular o esporte como um fator de inclusão social.

SONORA: Álvaro Gomes, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia

“Sem dúvida nenhuma será um evento da mais alta qualidade, da mais alta importância para os baianos e para os brasileiros. Isso vai ajudar, vai contribuir muito para criar o clima olímpico em nosso estado que, junto com outras atividades, outras ações, vai efetivamente estimular o esporte como um fator de inclusão social, de desenvolvimento humano. Portanto, é um evento histórico em uma cidade histórica”.

REPÓRTER: O segundo trecho do revezamento, previsto para as duas da tarde, vai começar na Avenida Paralela e seguirá até o Jardim Armação, com apresentações da Banda Quabales e do Minitrio Garampiola. O terceiro trecho acontece no Farol da Barra e começa às seis da tarde. Depois de percorrer todo o percurso, os músicos Thiaguinho, Jota Quest e Jammil vão se apresentar para o público.

Reportagem, Bruna Goularte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla