Ministério do Esporte PARANÁ: Revezamento da Tocha Olímpica percorre 15 cidades do estado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PARANÁ: Revezamento da Tocha Olímpica percorre 15 cidades do estado

REPÓRTER: Quinze cidades paranaenses participam do revezamento da Tocha Olímpica, que começa nesta terça-feira (27) por Londrina. O maior símbolo dos Jogos Olímpicos chega por volta das cinco e meia da tarde no Centro Cívico, na Avenida Duque de Caxias, e percorre as principais vias da cidade até finalizar o percurso no Aterro do Lago Igapó.

Aldo Pedalino é dentista e desde criança sempre praticou esporte. Há 16 anos, ele luta aikido, uma das atividades desenvolvidas pela Associação Mãos Estendidas, da qual é fundador. A entidade atende crianças de seis a 14 anos, moradoras do bairro Amparo. Aos 57 anos, Aldo vai experimentar a emoção de carregar a tocha pelas ruas de Londrina, e fala sobre os principais ensinamentos que o esporte pode oferecer à vida de uma pessoa.

SONORA: Aldo Pedalino, dentista e revezador da tocha em Londrina

“Acho que o esporte dá um sentimento de direitos e deveres, que nós vivemos em um mundo em que temos direitos e deveres. Nós temos que respeitar as pessoas que estão ao nosso lado e viver com gratidão”.

REPÓRTER: Para animar os espectadores londrinenses, dois palcos, um no Centro Cívico e outro no Aterro do Lago, vão receber atrações musicais e culturais, a partir das duas horas da tarde. Na quarta (29), a tocha segue para Arapongas, Maringá, Campo Mourão e Cascavel. O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, destaca o sucesso do revezamento nas cidades brasileiras.

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte

“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos nós devemos defender”.

REPÓRTER: Com o objetivo de fortalecer o esporte no Paraná, o governo federal tem feito uma serie de investimentos no estado. Dez esportistas paranaenses são contemplados pelo Bolsa Pódio, um investimento de um milhão e meio de reais ao ano. Em 2015, foram destinados oito milhões e 400 mil reais ao Bolsa Atleta, que beneficiou 621 paranaenses.

Além disso, há os investimentos em infraestrutura. O Paraná deve receber 15 Centros de Iniciação ao Esporte, CIE, atingindo investimentos de quase 57 milhões de reais. As obras em Maringá, Apucarana, Arapongas, Umuarama e Toledo já foram iniciadas. Mais de 18 milhões de reais foram destinados ao Atletismo. Além do centro de treinamento em Cascavel, o estado será contemplado com outras três pistas: em Curitiba, Londrina e em Maringá, cuja Vila Olímpica foi inaugurada em 2009. Ginástica, Judô, Basquete, Lutas Associadas e Maratonas Aquáticas são modalidades que também receberam recursos federais para melhorias e compra de equipamentos.

Reportagem, Raphael Costa

Foto: Francisco Medeiros 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla