Formada por esportivas e paradesportistas de destaque no cenário internacional, indicados por entidades representativas, a CNA está trabalhando para elevar o nível do esporte no Brasil, apoiando ações e encaminhando propostas que objetivem resgatar o potencial máximo em termos de desenvolvimento desportivo.
Informações: (61) 3217-1927E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Quarta Reunião da Comissão Nacional de Atletas
- Detalhes
- Última atualização em Quinta, 28 Maio 2015 18:09
- Acessos: 9374
4ª Reunião Plenária da Comissão Nacional de Atletas
Data: 01 de Outubro de 2001
Local: Ministério do Esporte e Turismo
Horário: 10h
Presentes: Secretário Nacional de Esporte, Sr. Lars Grael, Sr. Bernard Razjman, Sr. Suely Guimarães, Sr. Rico de Souza, Sra. Paula Gonçalves, Sr.Carlos Kirmayr, Sr. Robson Caetano, Sr. Marcus Vinícius Freire, Sr. Zequinha Barbosa, Sr. Torben Grael, Sr. Cyro Marques Delgado, Sr. Nelson Prudêncio, Sr. Anderson Lopes, Sr. Mizael Conrado Oliveira, Sr. Luiz Cláudio, Sra. Roseane Ferreira dos Santos, Sr.José Afonso Medeiros (Caco), Sr. Carlos Verri (Dunga), Sr. Antônio Tenório, Sr. Wilson Piazza, Sra. Marly Licassaly, Sr. Ricardo Avellar, Sra.Maristela Gonçalves, Srta.Mariana Galiza.
Iniciou-se a reunião com o Sr. Lars Grael agradecendo a presença de todos, ressaltando que a reunião nunca foi tão prestigiada. Depois, justificou a ausência do Ministro Carlos Melles, que na ocasião estava na Suíça cumprindo compromissos profissionais. Em seguida, a saudação do presidente da Comissão Nacional de Atletas, o Sr. Bernard Razjman, agradecendo a presença do Sr. Wilson Piazza, presidente da FAAP – Federação das Associações dos Atletas Profissionais, dando boas-vindas aos novos integrantes, que participavam pela primeira vez da reunião: o Sr. Mizael Conrado Oliveira, o Sr. José Afonso Medeiros (Caco) e o Sr. Zequinha Barbosa. Foi apresentado, então, o Regimento Interno proposto pelo grupo que ficou responsável pela sua elaboração, conforme ata da reunião anterior. O Regimento foi elogiado, salvo a colocação de que ele apresentava normas muito rígidas e algumas atribuições que não são da competência da Comissão. Considerou-se que a Comissão Nacional de Atletas poderia ter um regimento mais flexível. Foi sugerido que o Regimento Interno fosse estudado e apresentado à assessoria jurídica. Em seguida, começou a leitura da ata da reunião anterior, quando foi colocado, também, que o Marcus Vinícius aceitou o convite para o cargo de secretário. Seguindo a leitura da ata, foram feitas novas considerações:
Quanto ao trabalho de assessoria de comunicação
Foi ressaltada, novamente, a necessidade de uma ação mais intensa da assessoria de comunicação, colocando a possibilidade de ter alguém para acompanhar os atletas em eventos mais importantes, independentemente se o Secretário Nacional de Esporte ou o Ministro Carlos Melles estiverem presentes. Foi explicado que é possível utilizar a assessoria de comunicação do Ministério para essas ocasiões e, inclusive, para a divulgação de notícias do interesse dos atletas.
Quanto à solicitação de audiência com o Presidente Fernando Henrique Cardoso
O Sr. Bernard Razjman colocou que foi feito um ofício pedindo que o Ministro faça uma solicitação de audiência. O Sr. Lars Grael comentou que já foi feito um contato inicial com o Palácio do Planalto, mas não houve, ainda, um retorno. O Secretário informou que o mais provável é que esta audiência seja agendada junto com uma das outras duas já solicitadas pelo Ministério: uma para discutir a questão da Medalha do Mérito Desportivo e a outra para apresentar um estudo que está sendo feito pelos Comitês Olímpico e Paraolímpico sobre os resultados que o Brasil vem obtendo em campeonatos internacionais. Foi colocado, então, que não seria interessante utilizar uma dessas oportunidades, já que não haverá, na ocasião, atenção necessária aos atletas. Foi decidido que a solicitação de audiência será feita pelos próprios atletas, em nome da classe, com o vice-presidente, Marco Maciel.
Quanto à presença de atletas paraolímpicos na campanha publicitária do programa Esporte na Escola
Foi explicado que esta ação ainda não foi feita porque o Ministério está em fase de mudança de agência e que todas as novas ações na campanha do programa será feita pela nova agência.
Quanto ao cadastro de atletas
Foi colocado, pela Sra. Maristela que já foi elaborado um projeto de cadastro e encaminhado à aprovação.
Quanto à revista sugerida pelo Ministro Carlos Melles na última reunião
Foi explicado que com a nova agência de publicidade, as revista poderá ser feita. Foi sugerido que convidasse os responsáveis pela agência para a próxima reunião para que seja discutido esse assunto.
A leitura da ata foi interrompida com a chegada do Deputado Agnelo Queiroz (PC do B/DF), que aceitou o convite feito pelos atletas. O Deputado fez uma apresentação sobre o projeto de lei de sua autoria, PL 0386 de 2000, que institui a bolsa-atleta e os atletas levantaram algumas considerações. Foi questionada, mais uma vez, a questão da arrecadação de recursos. Foi sugerido que colocasse alternativas de fontes. O Sr. Bernard lembrou de um projeto de lei que previa a arrecadação de uma porcentagem do selo do cigarro para o esporte, que não entrou em vigor com a alegação de que incentivava o fumo. Ele sugeriu que fosse uma alternativa como esta. O Deputado colocou que ainda é tempo de fazer emendas no projeto para alterar algum ponto. O Deputado disse, ainda, que será acrescentado o termo “paraolímpico”, conforme foi sugerido pelos atletas. Foi colocado pelo atletas a possibilidade da bolsa atender outros esportes, não ficando restrito aos olímpicos e paraolímpicos. O Deputado explicou que é preciso ter critérios para poder limitar um pouco. Outra questão apresentada foi o período da duração da bolsa. Sugeriu-se que seja de quatro anos para os atletas olímpicos. O Deputado explicou que este ponto pode ser inserido na regulamentação. Ao final, ficou acertado que todas as sugestões deveriam ser apresentadas ao presidente da Comissão, Sr. Bernard para que sejam unificadas e encaminhadas ao Deputado. O Deputado ainda falou sobre a Lei Piva, resultante da união de um projeto de lei de sua autoria com o projeto do Senador Pedro Piva.
Em seguida, foi feita a apresentação do Sr. Wilson Piazza, presidente da Federação das Associações dos Atletas Profissionais – FAAP, falando sobre o histórico da entidade e a profissionalização dos atletas, sua legislação e situação atual.
Depois da apresentação, foi finalizada a leitura da ata. Ao final, o Sr. Lars Grael justificou a ausência do Sr. Raí e o Sr. Torben Grael avisou que estará fora do país por um longo tempo e não poderá comparecer a eventuais reuniões que acontecerem neste período. Fica registrado, ainda, que os atletas Ademir Cruz, Ádria Rocha e Luiza Parente também justificaram a ausência.
Finalizando a reunião, ficou acordado que os atletas da Comissão irão apoiar a candidatura do Brasil para sediar eventos internacionais, como o Pan-Americano de 2007, para o qual a cidade do Rio de Janeiro já candidatou-se oficialmente.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 10 de Dezembro, em Brasília, às 11h. A reunião terminou às 13:00 h. E para constar, eu, Mariana Galiza, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, vai por mim assinada, juntamente com os demais participantes. Brasília, 01 de outubro de 2001.