Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ciclo de visitas às sedes da Copa reforça avanços nas obras
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 11 Outubro 2013 09:00
O ciclo de visitas da FIFA, do COL e do governo federal a Porto Alegre e Cuiabá, nesta semana, referendou a certeza dos avanços nas obras. A afirmação foi do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na coletiva de imprensa desta quinta-feira (10.10), após a reunião de diretoria do Comitê Organizador Local (COL) no Rio de Janeiro. Os trabalhos em diversas frentes na capital matogrossense, segundo ele, atestam que a cidade já respira o clima do Mundial de 2014.
"Quando chegamos, já vemos o aeroporto em obras. Os corredores que ligam o terminal ao setor hoteleiro e ao estádio também estão avançados. A ponte que duplica o corredor Mario Andreazza sobre o Rio Cuiabá já é uma obra acabada. A cidade tem inaugurado um grande número de equipamentos hoteleiros e respira o clima da Copa. Ali está sendo construído um grande legado para a população de Mato Grosso", disse o ministro.
Quanto ao andamento das obras nas demais sedes, o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, falou da tranquilidade com a construção da Arena Corinthians, em São Paulo, e comentou a situação da Arena da Baixada, em Curitiba, que chegou a ter as obras paralisadas por dois dias na semana passada em função de questões relativas à segurança do trabalho.
"Em São Paulo, o estádio está perfeitamente a caminho. Quando se começa a monitorar, quando você trabalha em conjunto, com o apoio da construtora e do governo, conquistamos o que queremos. A arena de Curitiba é um dos estádios onde há trabalho por fazer e ele está sendo monitorado de forma permanente. As pessoas vão lá regularmente para se reunir com os responsáveis, porque não há um minuto a perder agora. Não há preocupação se os estádios vão estar prontos ou não. Todos estarão. A questão é quando estarão disponíveis para instalar todas as estruturas e equipamentos necessários", explicou Valcke.
Complexo de viralatas
O ministro do Esporte relembrou o escritor Nelson Rodrigues ao comentar o pessimismo de alguns no que diz respeito à organização Copa. "Nelson qualificava de complexo de viralatas essa descrença do país em realizar coisas importantes. Acho que é um traço civilizatório que, muitas vezes, se junta ao traço ideológico, ao traço político, e muitas vezes se junta a uma torcida para que tudo dê errado. Sou jornalista, mas nunca achei que minha carteira me desse o dom da profecia. Prever que haverá manifestações em 2014 na Copa, qual a segurança disso? Pode ocorrer ou não. O pais se prepara para um ambiente de acolhida aos visitantes, aos turistas, às delegações. O Brasil, mesmo convivendo com os problemas que justificaram as manifestações, pode fazer uma Copa num ambiente de paz, de tranquilidade", disse Rebelo.
Valcke também comentou a possibilidade de haver manifestações na Copa e um possível receio da vinda de turistas ao país em virtude dos protestos. "Pode haver protestos na Copa, como já aconteceu, mas estamos trabalhando para tudo corra bem para todos os que vierem ao Brasil - torcedores, autoridades, jogadores - sempre com o apoio do governo. Como o mundo encara isso? A venda de ingresso é a melhor resposta, e vejam que nem todos os países pediram ingresso ainda. Muita gente espera o sorteio", disse o secretário geral da entidade, em relação ao fato de quase 6,2 milhões de ingressos terem sido requisitados por pessoas de 203 nações.
Qualidade dos gramados
Outro assunto comentado na coletiva foi a qualidade dos gramados. Valcke reforçou a preocupação com o tema. "Nós queremos o melhor gramado para as Seleções.E não somente nós, mas as equipes também. Temos que oferecer os melhores campos na Copa", disse.
O secretário geral da FIFA deu o exemplo do gramado de Brasília como um dos que pode ser aprimorado, mas disse que há tempo para isso. "Temos de garantir que as sedes vão tomar cuidado com eventos que não são de futebol e que podem prejudicar a qualidade do gramado", acrescentou.
O CEO do COL, Ricardo Trade, explicou que os campos não poderão ser usados no período exclusivo da FIFA nos estádios, cerca de 15 dias úteis antes da primeira partida em cada arena, para a preservação do gramado e preparação visual e técnica do estádio. Trade também informou que as Seleções têm até o fim de janeiro para definir o Centro de Treinamento no Brasil, de forma que as sedes dos CTS possam se organizar para receber as equipes.
Fonte: Portal da Copa
Foto: Danilo Borges
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook