Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Em visita à Arena Pantanal, governo e FIFA destacam legado de mobilidade para Cuiabá
- Detalhes
- Publicado em Terça, 08 Outubro 2013 16:20
O legado em mobilidade urbana que ficará para a população de Cuiabá após a Copa do Mundo de 2014 foi destacado pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, após visita nesta terça-feira (08.10) à Arena Pantanal e ao Viaduto da Sefaz, obra que já está com a estrutura pronta e integra o pacote para implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Várzea Grande e a capital matogrossense.
"Eu não quero comparar cidades, dizer que uma é melhor que a outra, que o estádio é melhor que o outro, mas temos que admitir que Cuiabá é uma cidade única, se você leva em conta que eles aproveitaram a oportunidade de organizar uma Copa para levar a cidade a outro nível. Eu tenho que dar os parabéns para a cidade e o estado. Acho que quando você pensa em legado, Cuiabá estará na frente porque usará a Copa para isso", disse Valcke.
Na opinião do ministro Aldo Rebelo, um simples passeio pela capital do Mato Grosso é capaz de mostrar o quanto vem sendo feito para melhorar a mobilidade da cidade. "A visão a olho nu de quem desembarca no Aeroporto Marechal Rondon e se desloca até o hotel ou o estádio é de que a Grande Cuiabá é um canteiro de obras. As obras de mobilidade deixarão um grande legado e já é possível registrar inclusive as que ficaram prontas. O que precisamos é prosseguir com o mesmo empenho para que a cidade faça uma Copa à altura das expectativas do Brasil e do mundo e que a população de Cuiabá e do Mato Grosso possa ficar com um importante legado não apenas no esporte, mas na mobilidade urbana", afirmou o ministro.
Além da visita à cidade e ao estádio, a comitiva da FIFA e do governo federal, que também contou com a presença dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local, se reuniu com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, e o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, para discutir a preparação da capital para a Copa.
"O estádio tem condições de ser entregue dento do prazo que acertamos, que é dezembro de 2013", disse o ministro do Esporte. "Discutimos todas as questões e os prazos, e estamos felizes com as mensagens que recebemos", completou o secretário-geral da FIFA.
Licitação para cadeiras
De acordo com o governador Silval Barbosa, a instalação dos 44 mil assentos da Arena Pantanal está equacionada. A primeira licitação foi suspensa, mas a Secretaria Extraordinária da Copa no Mato Grosso (Secopa-MT) publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (08.10) a nova data para o pregão. A sessão presencial será no dia 22 de outubro, às 9h, na sede da Secopa, em Cuiabá. "Queremos no dia 20 de dezembro estar com todas as cadeiras colocadas", afirmou Barbosa.
As obras na Arena Pantanal estão com 85% dos serviços concluídos. As principais frentes de trabalho são a montagem da cobertura, instalações hidrossanitárias, elétricas, de ar-condicionado, além da preparação do campo de futebol e o acabamento de banheiros e camarotes.
Ingressos simbólicos
Durante a visita à arena, dois operários receberam, em nome dos 1.750 trabalhadores, os ingressos simbólicos que vão permitir que cada um deles possa assistir a um jogo da Copa em Cuiabá. Os escolhidos para receber as entradas foram o armador Durval Fernando da Silva e o feitor de elétrica Kel Willliam dos Santos. Há cerca de três anos na obra, os dois mal veem a hora de assistir a um jogo na arena que ajudaram a construir. "É uma emoção grande, porque chegamos aqui no começo e agora vamos ter essa oportunidade", disse Durval.
Manifestação
Durante a visita da comitiva da FIFA, do COL e do governo federal ao Viaduto da Sefaz, houve protesto de funcionários do Correio e professores estaduais, que estão em greve. Na Arena Pantanal, os manifestantes entraram no canteiro de obras do estádio com faixas e mensagens de protesto.
Mateus Baeta - Portal da Copa, de Cuiabá
Fotos: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook