Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Governo, FIFA e COL conferem obras da Copa 2014 em Porto Alegre
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 07 Outubro 2013 18:10
A comitiva da FIFA, do Comitê Organizador Local (COL) e do governo federal iniciou mais um giro pelos estádios da Copa do Mundo de 2014, desta vez com a primeira parada no Beira-Rio, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (07.10). Durante o evento, foi apresentado o andamento das obras na arena, que está com quase 90% de conclusão, segundo o presidente do Internacional, Giovanni Luigi, clube proprietário do palco de cinco jogos do Mundial na capital gaúcha.
Os projetos de mobilidade urbana também foram detalhados, em uma apresentação da cidade-sede no centro de eventos localizado ao lado do estádio. Antes de chegar ao local, a comitiva visitou o viaduto Pinheiro Borda, em fase de instalação das peças pré-moldadas. A obra integra o projeto da Avenida Edevaldo Pereira Paiva, que dá acesso à arena e está sendo duplicada.
Outra via que leva ao estádio é a Avenida Beira-Rio, que passa por intervenções para receber a estrutura necessária para a implantação de um BRT (Bus Rapid Transit). Os projetos ao redor do palco gaúcho para o Mundial estão com 70% de conclusão, segundo prefeitura de Porto Alegre, e têm previsão de finalização até abril de 2014.
O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, elogiou o fácil acesso ao estádio e disse que o cronograma não preocupa: "Estivemos aqui há um ano e hoje vejo um trabalho muito bem feito. Há muito espaço no entorno, tudo o que precisamos em um estádio. Não temos preocupação quanto às obras da arena, que entrarão na fase de acabamentos".
O dirigente da FIFA reforçou que, para o evento, o importante é que estejam concluídas as intervenções que facilitam o trânsito entre o aeroporto, os centros de treinamento, a rede hoteleira e o estádio. "O mais importante para a FIFA é que esse acesso esteja bem", disse Valcke. "Estamos olhando se há espaço para todos os envolvidos na organização do evento trabalharem bem. É importante a visita às cidades para exercer certa dose de pressão, para mostrar que estamos acompanhando tudo e que não estamos sentados em Zurique", disse, em referência à sede da entidade, na Suíça.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, mostrou confiança na entrega dos projetos e elogiou o esforço conjunto dos governos local, estadual e federal, além do clube responsável pela arena. "Vejo o esforço da cidade e do Internacional na entrega das obras do estádio e de mobilidade urbana. O governo federal tem apoiado e estado junto com os representantes do governo local e acho que vamos fazer daqui um exemplo para a Copa".
Entradas
Já no campo do estádio, os mais de 1.700 operários que trabalham na reforma do Beira-Rio receberam os ingressos simbólicos, que vão permitir que cada um deles possa assistir a um jogo da Copa em Porto Alegre. A entrada simbólica foi dada ao montador Antônio da Graça e ao servente Hozianos da Costa, que representaram os demais colegas.
Maranhense, Antônio se mudou para Porto Alegre para atuar no projeto e disse ter sido uma emoção estar ao lado de ídolos como os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, integrantes do Conselho de Administração do COL. "Fiquei um pouco nervoso, porque foi a primeira vez que estive ao lado de um jogador famoso", brincou. O pernambucano Hozianos destacou a felicidade em poder contribuir com o projeto. "Só de ter ajudado a construir o estádio é uma grande alegria".
Estádio
Ao entrar no gramado do Beira-Rio, a comitiva pôde observar que a estrutura metálica da cobertura está em fase final de montagem. Em breve, a membrana que revestirá o "teto" começará a ser instalada. O material foi fabricado na Alemanha e já embarcou para o Brasil. "A montagem da cobertura está dentro do cronograma. Uma parte da membrana está embarcada e deve chegar em 10 dias. Até 30 de novembro estaremos com tudo pronto nesse sentido", afirmou o presidente do Internacional.
Giovanni Luigi garantiu que o clube terá uma grande festa na reabertura da casa. "Tenho certeza de que teremos tudo entregue até 31 de dezembro e o Internacional deve iniciar seus jogos já no campeonato gaúcho, em janeiro. Para as festividades de inauguração, teremos um adversário que merece a estatura do estádio e do clube".
O campo de 105m x 68m está com o plantio da grama, da espécie Bermuda Tif Grand, finalizado e com as marcações feitas. Ronaldo e Bebeto elogiaram o campo e lembraram de quando atuaram no Beira-Rio. "Eu gostava de jogar aqui. Sempre foi um campo muito bom. Concentrei aqui com a seleção, ficamos treinando e recebemos um carinho grande", disse Bebeto.
"Gramado especial, concordo com o Bebeto, era o melhor gramado do Brasil. Vimos que agora está plantado, firme. Quero ressaltar também o trabalho no entorno, que é importante e vai ficar de legado para a população", completou Ronaldo.
Cerca de 1.500 assentos dos quase 50 mil lugares da arena estão colocados. As 14 torres de acesso foram concluídas e os 130 camarotes estão em fase de acabamento. Também está sendo construído o edifício garagem com três mil vagas.
Confira a reportagem em áudio:
Gabriel Fialho - Portal da Copa, de Porto Alegre
Fotos: Danilo Borges
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook