Ministério do Esporte Projeto visando à Copa prevê volta do Canal 100 e resgate da memória do futebol brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projeto visando à Copa prevê volta do Canal 100 e resgate da memória do futebol brasileiro

Promover o resgate da memória do futebol brasileiro antes e durante a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014. Esse foi o objetivo do encontro desta terça-feira (17.09) entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e representantes da empresa Casablanca: o diretor de Criação Carlinhos Dornelles e o diretor de Relações Institucionais Henrique Pieroni. A proposta é reunir acervo e apresentar a história do futebol verde e amarelo por meio de produções audiovisuais. Estão previstas três ações: a produção de séries para a televisão, a volta do Canal 100 para as salas de cinema do país e a realização de uma mostra interativa, que percorrerá as cidades-sede do evento.

"O Ministério do Esporte tem cada vez mais se envolvido, nos apoiando e nos envolvendo em uma situação que faz com que possamos resgatar essa memória e disponibilizá-la para o Brasil inteiro. Isso mostra não somente a questão da organização do Ministério do Esporte em relação à Copa do Mundo, mas a valorização do esporte no dia a dia da população, que celebra esses grandes homens do futebol. Esse resgate é muito importante para o país", explicou o diretor de Criação.

Segundo Carlinhos Dornelles, entre as ações propostas pelo projeto estão a produção de 14 séries, totalizando cerca de 150 episódios, que serão apresentadas nas principais emissoras do Brasil e a realização de uma mostra interativa aberta ao público, que reunirá conteúdo sobre o passado do futebol nacional e percorrerá as 12 cidades-sede do mundial e Centros de Treinamento de Seleções (CTS). Além disso, o projeto prevê o retorno do jornal Canal 100 para 350 salas de cinema em todo o Brasil. "É um privilégio poder fazer isso. Nossa meta é atingir cerca de 20 milhões de pessoas por mês", disse Dornelles. O Canal 100 era exibido semanalmente e realizava documentários cinematográficos de eventos importantes do país e do futebol. A produção deixou de ser transmitida em 1999.

A previsão é que as ações sejam iniciadas em outubro deste ano e se estendam até outubro do ano que vem. "Nossa expectativa é muito positiva, tanto em relação à Copa do Mundo, em 2014, quanto com essas três ações, que não vão encerrar-se com a Copa do Mundo. Tudo isso tem que ter uma continuidade, não é algo pontual. Esse resgate é uma questão importante quando se trata de uma nação que celebra o esporte como modo de aprendizado de vida e também de cultura", completou Dornelles.

Ouça a notícia:



Paula Braga
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla