Ministério do Esporte Arena das Dunas ultrapassa 88% de conclusão das obras
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Arena das Dunas ultrapassa 88% de conclusão das obras

Com 1.800 operários trabalhando em três turnos, as obras na Arena das Dunas, em Natal, alcançaram 88,05% de conclusão, segundo anunciou nesta sexta-feira (06.09) a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo (Secopa) do Rio Grande do Norte, durante visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, ao estádio. A evolução dos trabalhos deve permitir que alguns testes para a Copa do Mundo possam ser feitos antes mesmo da data prevista para a entrega da arena, marcada para 30 de dezembro de 2013.

O secretário da Secopa-RN, Demétrius Torres, também afirmou que o edital de licitação para a instalação dos assentos provisórios na Arena das Dunas será lançado na próxima semana. "Com relação ao tempo, a média das empresas para se fazer essa montagem é de 60 dias. Como a entrega é no final de dezembro, temos prazo suficiente para isso", garantiu. As arquibancadas provisórias permitirão que a arena tenha capacidade para 42 mil pessoas durante o Mundial. Após a Copa, o estádio poderá receber até 32 mil espectadores.

Os principais avanços podem ser notados na colocação da cobertura metálica. Três das 20 "pétalas" que formarão a estrutura já estão instaladas e a quarta começou a ser montada na área oeste do estádio. As outras 16 peças já chegaram ao canteiro de obras. Depois de montadas, elas receberão o revestimento de aço e carbono.

Plantado nos dias 14 e 15 de agosto, o gramado deve receber o primeiro corte na próxima semana. Os dois suportes onde serão erguidas as traves já estão montados. Além disso, as obras avançam em várias outras frentes de trabalho, com o instalações elétricas e hidráulicas, esquadrias metálicas e de vidro, pavimentação externa, instalação de elevadores, geradores, forros de gesso e bancadas e divisórias nos bares e banheiros.


Depois de visitar o canteiro de obras, o ministro Aldo Rebelo se mostrou bastante satisfeito. "Podemos dizer que resta apenas o acabamento, pois toda a estrutura de concreto já está pronta e a cobertura já esta sendo colocada", afirmou.

Rebelo lembrou que o gramado usado na arena veio da cidade de Touros, no litoral potiguar, e destacou a vocação de Natal para o turismo. "Eu visito Natal há mais de 30 anos. Eu sei o quanto a cidade evoluiu, sei o quanto a cidade se preparou para receber turistas nacionais e estrangeiros, para receber eventos. Acho que a cidade vai estar preparada para receber a Copa do Mundo não apenas com o calor humano", disse o ministro.

Aldo Rebelo também descartou a possiblidade de a Arena das Dunas virar um "elefante branco" depois da Copa, com pouco uso. "Vai ser um equipamento não só para o esporte. Já existe a presença dos clubes. Há sempre a presença de dois ou três clubes do Rio Grande do Norte na Série A, na Série B ou na Copa do Brasil. Além do Nordestão, que vai continuar sendo promovido e que hoje já é um campeonato valorizado. Todos também vão querer ter uma loja, uma academia, porque o estádio está localizado em uma área nobre da cidade, bonita e segura", afirmou.

Quanto à segurança durante a Copa do Mundo, o ministro garantiu que possíveis manifestações, como as que ocorreram durante a Copa das Confederações, não colocarão o evento em risco. "Nós realizamos a Copa das Confederações em seis capitais em meio a manifestações nunca vistas. As seleções desembarcaram para seus jogos, saíram dos aeroportos em direção aos hotéis, saíram para os estádios, voltaram para os hotéis, nenhuma deixou de chegar. Nenhum torcedor deixou de chegar ao estádio. As manifestações são próprias da democracia, mas aproveitar a democracia para a violência não podemos admitir.  A Copa do Mundo eu acho que será realizada com padrões de segurança, de transportes, de estádios, de telecomunicações satisfatórios, dentro daquilo que o nosso país pode oferecer", completou.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, os equipamentos usados na Copa serão o principal legado para a população de Natal. "O importante é que nós conseguimos para Natal, para o Rio Grande do Norte, mudanças futuras, que foram pensadas 20 anos para frente, não apenas neste momento. Como legado da Copa, nós já estamos recebendo muitos equipamentos, de última geração. Tudo isso vai ficar e vai apoiar a segurança da população", afirmou.

Mateus Baeta - Portal da Copa, de Natal
Fotos: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla