Ministério do Esporte Governador anuncia que Arena da Amazônia será entregue em 20 de dezembro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Governador anuncia que Arena da Amazônia será entregue em 20 de dezembro

A Arena da Amazônia, em Manaus, já tem data para ser entregue: 20 de dezembro de 2013. A informação foi dada pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, durante a visita da comitiva do governo federal, da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) ao estádio, nesta terça-feira (20.08). A previsão é de que o primeiro jogo seja um clássico local entre Rio Negro e Nacional, com prioridade nas arquibancadas para os operários que integraram a obra. "Na primeira quinzena de janeiro de 2014, faremos o primeiro jogo da nova arena, um Rio-Nal", afirmou o governador.

Além da prerrogativa de estrear o estádio, os operários receberão da FIFA ingressos para um dos quatro jogos da Copa de 2014 em Manaus. Integrante do Conselho de Administração do COL, o ex-jogador Ronaldo Nazário ficou encarregado do anúncio oficial. "Parabéns a todos vocês. Apesar de termos esquecido o cartaz que simboliza o ingresso no avião, vocês poderão ver o jogo nessa obra que colocaram de pé. E vamos em frente que falta pouco para essa arena linda terminar", afirmou o artilheiro das Copas, que arrancou risadas da plateia ao confessar a pequena gafe.

Após circular pela obra e observar o gramado, que está na fase de instalação da drenagem, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, elogiou o projeto, que tem uma cobertura que imita um cesto indígena. "Gostaria de parabenizar os operários que entregam ao Brasil esse belo monumento. Mais que um estádio, é um orgulho da nossa arquitetura e engenharia", disse o ministro. Também participaram da visita o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o CEO do COL, Ricardo Trade, o ex-jogador Bebeto, além do prefeito em exercício de Manaus, Hissa Abrahão.


Andamento das obras
O palco de Manaus para a Copa do Mundo de 2014 está com 77,82% de conclusão, segundo o relatório de acompanhamento da obra desta semana. Do início de julho até o momento, houve 12% de avanço. Principal frente de trabalho, a instalação da estrutura metálica da fachada e da cobertura está 30% finalizada e tem previsão de término no fim de outubro.

A estrutura, em formato de X, será composta por 72 módulos e revestida por uma membrana de PTFE, que mescla fibra de vidro e teflon. As últimas peças de metal já foram embarcadas em Portugal, onde foram fabricadas, e chegam ao canteiro de obras no fim do mês. O primeiro embarque de parte da membrana, produzida na Alemanha, já está em Manaus. O restante chegará até o fim de outubro. Os serviços de nivelamento e montagem do piso das rampas de acesso, pelo setor leste, estão avançados. Em breve, terá início o assentamento do piso ao redor do estádio, que também terá o formato de X, dando a impressão de sombreamento da fachada no chão.

Outras frentes de trabalho são as perfurações das arquibancadas para fixação dos assentos, as instalações elétricas, hidráulicas, de TI e do sistema de ar-condicionado, além do acabamento nos banheiros, nos camarotes do nível 1 do setor sul e leste.

Fonte: Portal da Copa
Foto: Danilo Borges
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla