Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Teatro Bolshoi propõe apresentações durante Copa do Mundo de 2014
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 11 Julho 2013 17:00
Brasil e Rússia. Não é apenas o futebol que aproxima as sedes das duas próximas Copas do Mundo de Futebol, 2014 e 2018, respectivamente. Nos últimos 13 anos, o balé também une os dois países. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, é a única da instituição fora da Rússia. "Nós somos a única escola fora da sede russa. Os governos dos dois países reconhecem o grande papel social, cultural e educacional do balé na diplomacia entre as nações. O presidente Vladimir Putin já deu declarações considerando que o Bolshoi é um dos principais elos entre os dois países. Relações entre nações não são somente comerciais, mas culturais e educacionais também", disse o presidente do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich.
Em reunião com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com o senador Luis Henrique da Silveira (PMDB/SC), nesta quinta-feira (11.07) em Brasília, Valdir Steglich colocou a escola à disposição para promover a arte do balé durante a realização do mundial de futebol em 2014 e criar uma relação com a Copa da Rússia em 2018.
"A nossa ideia foi trazer uma proposta de colocarmos os nossos bailarinos realizando apresentações e, quem sabe, no dia do encerramento, fazermos uma transição entre Brasil e Rússia", revela Steglich. O presidente da instituição sugeriu que um bailarino poderia pegar uma bola e jogar fazendo uma alusão para um bailarino russo. Entre as apresentações propostas pela entidade estaria, por exemplo, a peça Dom Quixote, que poderia ser apreciada pelos brasileiros nas cidades-sede do Mundial de 2014.
Com cerca de 240 anos, a Escola do Teatro Bolshoi é uma das grandes escolas do balé mundial e é considerada um patrimônio da humanidade. Na última década, a filial brasileira já exportou grandes bailarinos para o mundo. "O Brasil não só forma grandes jogadores de futebol, mas também bailarinos que estão dançando em Moscou e sendo projetados no mundo", explicou Valdir Steglich.
A instituição
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.
Breno Barros
Foto: Aura Silva/Escola Bolshoi Brasil
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook