Ministério do Esporte Centro Aberto de Mídia é elogiado por profissionais que cobriram a Copa das Confederações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Centro Aberto de Mídia é elogiado por profissionais que cobriram a Copa das Confederações

Mais de 500 profissionais de comunicação circularam pelo Centro Aberto de Mídia (CAM), no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, incluindo jornalistas brasileiros, estrangeiros e assessores de imprensa. Projeto piloto no Brasil, o CAM ofereceu infraestrutura física e tecnológica para jornalistas nacionais e do exterior, além de um programa de observadores para subsidiar o planejamento das cidades-sede da Copa do Mundo em 2014.

A iniciativa foi avaliada positivamente pelo governo federal e pela prefeitura do Rio de Janeiro, parceiros no projeto, porque trouxe informações concretas sobre as principais necessidades da imprensa durante a cobertura da Copa das Confederações. "Nossos objetivos foram alcançados, pois temos hoje dados precisos do que os jornalistas nacionais e internacionais esperam de um centro de mídia como este, voltado especialmente para atender às demandas da imprensa não credenciada", disse Ana Cristina Cunha, coordenadora do Centro Aberto de Mídia.

Serviços de broadcast
Em 22 dias de funcionamento, foram realizadas coletivas de imprensa, transmitidas ao vivo pelo canal NBR, sobre temas como esporte, segurança pública, aeroportos, turismo, sustentabilidade, telecomunicações e ciência e tecnologia. O espaço também foi utilizado para briefings, entrevistas exclusivas com porta-vozes oficiais e locação para produção de matérias de TV e rádio.

Cerca de 40 horas de imagens foram geradas para emissoras de TV do mundo inteiro pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pela coordenação dos serviços de broadcast. Vinte galerias de imagens em alta resolução foram disponibilizadas no Portal da Copa (copa2014.gov.br/imprensa) para dar suporte ao trabalho dos jornalistas.

Facilidades
Sérgio Guimarães, da Rádio Gaúcha, que já esteve em três Copas do Mundo e duas Olimpíadas, aprovou a iniciativa e a estrutura do centro. "É uma oportunidade para que os profissionais não credenciados pela FIFA tenham acesso a um lugar que oferece inúmeras facilidades para desenvolverem seu trabalho. Para o jornalista estrangeiro, isso é muito importante, e a instalação é excelente, talvez a melhor que já encontrei", afirmou.

"É um bom local para se trabalhar. Prático, perto de tudo, com ótima conexão de internet e acima de tudo muito tranquilo, o que é fundamental para os jornalistas. Não tenho críticas a fazer, só elogios", disse Florent Torchut, do L'Équipe, da França.

Outro profissional experiente em grandes eventos, o equatoriano Fernando Aguayo, da TV Telerama (Equador) e da Mega TV (Miami-EUA), também registrou avaliação positiva. "Desde o primeiro momento em que chegamos ao CAM, percebemos as pessoas muito preocupadas em nos ajudar com nossas pautas, e a resposta foi imediata, positiva e efetiva. Conseguimos praticamente realizar todas as entrevistas programadas. O mais interessante foi que notei que essa preocupação não era de uma só pessoa, mas de toda a equipe envolvida."

Press tours
Trinta jornalistas também tiveram a oportunidade de participar de press tours organizados pela prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur. Além de visitarem alguns dos principais pontos turísticos da cidade, conheceram projetos como o programa de habitação sustentável Morar Carioca Verde, o projeto Porto Maravilha, a UPP localizada na Comunidade Dona Marta e o Centro de Operações Rio. A Marinha do Brasil também possibilitou aos jornalistas visitar navios e conhecer projetos relacionados à segurança e a defesa nacional.

Rumo a 2014
Ao todo, 54 representantes do Programa de Observadores das Cidades-Sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 conheceram as instalações e os serviços do CAM e mostraram grande interesse na infraestrutura e nos serviços de geração de imagens coordenados pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O conhecimento adquirido por meio do Programa de Observadores poderá subsidiar a implantação de centros similares em outras cidades-sede.

Confira a reportagem completa no Portal da Copa

Portal da Copa
Foto: Secom/Prefeitura do Rio
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla