Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Itália supera o Uruguai e fica em terceiro na Copa das Confederações
- Detalhes
- Publicado em Domingo, 30 Junho 2013 17:20
A tradição e a resistência do elenco somadas à qualidade do goleiro da Itália levaram a equipe europeia a conquistar o terceiro lugar na Copa das Confederações. Após empate em 2 x 2 no tempo normal e uma prorrogação sem gols, a Azzura venceu o Uruguai nos pênaltis por 3 x 2, na tarde deste domingo (30.06). O duelo foi na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), sob os olhos de 42.382 torcedores. Nos últimos três dias, a Itália jogou 240 minutos. A semifinal contra a Espanha também foi decidida nos pênaltis, com vitória espanhola.
Na decisão por pênaltis deste domingo, o goleiro Buffon foi decisivo. Pegou três cobranças uruguaias, de Forlán, Cáceres e Gargano, o que fez com que o último atleta italiano nem precisasse fazer sua tentativa. No tempo normal, a Itália abriu o placar com Astori no primeiro tempo. Na segunda etapa, Cavani marcou duas vezes e Diamanti fez o gol italiano. "É um grande orgulho para todos, porque hoje realmente era uma parada difícil. Seria mais difícil se não tivéssemos tido um caráter como esse. Durante a partida, sofremos muito, mas conseguimos chegar ao final. É um milagre estarmos aqui. O fato é que conseguimos não perder", disse Buffon.
"Nós honramos essa competição. Tivemos um primeiro tempo maravilhoso, depois perdemos brilho e confiança. Eles cresceram, estávamos sofrendo, mas pênalti é sempre uma loteria. Existe um grande orgulho por nosso goleiro e todo o nosso time. Gostaria de agradecer a todos os rapazes, pois não é simples dar o máximo de si quando você está esvaziado, praticamente", disse o técnico italiano, Cesare Prandelli, na saída de campo.
As medalhas foram entregues pelo secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, pelo secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, pelo CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, e pelo presidente da Federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abete. A conquista do terceiro lugar rendeu à seleção da Itália a quantia de US$ 500 mil.
Fonte: Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook