Ministério do Esporte Itália e Uruguai disputam em Salvador o terceiro lugar da Copa das Confederações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Itália e Uruguai disputam em Salvador o terceiro lugar da Copa das Confederações

Itália e Uruguai disputam neste domingo (30.06), às 13h, na Fonte Nova, em Salvador, o terceiro lugar da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Eliminadas após semifinais emocionantes contra Espanha e Brasil, respectivamente,  as duas seleções encaram o confronto com seriedade e querem despedir-se do Brasil com um triunfo que dê confiança para a continuação das Eliminatórias da Copa do Mundo.

O técnico da equipe italiana, Cesare Prandelli, teceu vários elogios à adversária da disputa de terceiro lugar da Copa das Confederações. De acordo com o treinador, o desgaste físico de seus atletas e o alto nível da Seleção Uruguaia fazem da partida na Arena Fonte Nova um desafio ainda maior.

"Pela questão do pouco tempo que tivemos e pela qualidade do Uruguai, do ponto de vista tático esse é o jogo mais difícil para se preparar. E tenho poucos jogadores para montar a minha equipe", disse Prandelli.

A lista dos 23 italianos convocados, a esta altura, é apenas um papel. A equipe já havia sofrido duas baixas antes da semifinal contra a Espanha: o lateral-direito Abate e o atacante Balotelli. Na coletiva de imprensa deste sábado (29.06), Prandelli citou a perda de outros três jogadores para a partida: os já mencionados pelo médico Enrico Castellacci no dia anterior (Pirlo e Barzagli) e possivelmente o meio-campista Marchisio, por conta de uma contratura muscular.

A depender de avaliação após o treino deste sábado, ainda podem ficar de fora o volante De Rossi, o zagueiro Chiellini e o atacante Gilardino.

Todos esses desfalques são o desafio de Prandelli diante de uma seleção muito admirada pelo técnico. "Eu gosto muito do espírito uruguaio. Eles vestem a camisa, são jogadores de grande personalidade, de grande qualidade. É uma seleção que consegue se adaptar a qualquer tipo de adversário, sabe se defender bem e tem um potencial ofensivo extraordinário."

Uruguai
"Se eu pudesse escolher, enfrentaria o Peru no lugar da Itália". O comentário de um jornalista uruguaio presente na coletiva de imprensa deste sábado (29.06), na Fonte Nova, demonstra a confiança na equipe celeste, recuperada com a Copa das Confederações. E também revela a consciência de que o Uruguai terá um caminho complicado para se classificar para o Mundial do ano que vem.

Após as boas atuações no atual torneio, especialmente contra o Brasil - mesmo saindo derrotado na semifinal -, o Uruguai chega forte para a disputa do terceiro lugar contra a Itália. E amplia a confiança para a busca por uma vaga na Copa de 2014. Para os uruguaios, a vitória contra a Venezuela, em 11 de junho, e a participação na Copa das Confederações foram uma resposta em campo a quem acreditava que a Celeste estava encerrando o bom ciclo que vive nos últimos anos.



"Ainda não ganhamos nada nas Eliminatórias, mas enfraquecemos aquelas premissas que falavam do fim de um ciclo. Estamos vivos. Teremos quatro jogos muito difíceis, assim como foi o jogo contra o Brasil, em que  lutamos até o último momento. É com esse espírito que vamos a esses quatro jogos que, para nós, são finais", disse o técnico da Seleção Uruguaia, Óscar Tabárez.

"Com este último mês, demos uma resposta antes de tudo a nós mesmos e também ao mundo futebolístico de que é uma seleção que tem valor, que demonstra força para ir adiante mesmo nos momentos difíceis. Estamos em uma posição um pouco melhor e  esperamos que as coisas continuem caminhando e que a gente alcance os resultados importantes", acrescentou o atacante Edinson Cavani.

O Uruguai está em quinto lugar entre os países sul-americanos que disputam as Eliminatórias da Copa de 2014. Os quatro primeiros se classificam diretamente, e o quinto colocado disputa a repescagem com uma equipe asiática. Restam quatro partidas para a Celeste, sendo a primeira contra o Peru, em setembro.

Diante desse contexto, vencer a Itália e conquistar o terceiro lugar na Copa das Confederações significarão ainda mais confiança para enfrentar os próximos desafios. "Ganhar sempre dá convicção a um grupo. A vitória seria muito importante porque viemos de um mês muito intenso, com coisas muito boas, enfrentamos muitos jogadores de alto nível. O grupo reencontrou o caráter que teve nas últimas competições e no último Mundial", avaliou Cavani.

Premiação
Logo após o fim do jogo deste domingo, em Salvador, a cerimônia de premiação à equipe terceira colocada da Copa das Confederações terá a participação do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Ele entregará as medalhas aos jogadores ao lado do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, e do presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Eugenio Figueredo.

Confira no Portal da Copa a cobertura completa da Copa das Confederações

Carol Delmazo - Portal da Copa
Fotos: Glauber Queiroz e Danilo Borges
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla