Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Para presidente da FIFA, esta é a melhor Copa das Confederações já organizada
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 28 Junho 2013 19:15
O presidente da FIFA elogiou a organização da Copa das Confederações de 2013 e disse que a edição no Brasil foi a melhor que a entidade já realizou. Joseph Blatter fez a afirmação durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (28.06), no Maracanã, que também contou com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, com o presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, e com o CEO do COL, Ricardo Trade.
"É fácil dizer que esta é a melhor Copa das Confederações que já organizamos. Os jogos foram atrativos, apesar de o Taiti não ser do mesmo nível dos outros, mas isso é o futebol internacional. Foi uma excelente competição, uma competição limpa, com poucos cartões amarelos, nenhuma expulsão direta, muitos gols e emoção", destacou Blatter, para acrescentar que está feliz por poder voltar em 2014. "Definitivamente, o futebol deixou uma mensagem clara: sim, tivemos uma boa competição e estamos felizes em voltar aqui no próximo ano para a Copa do Mundo."
A FIFA reiterou, ainda, que nunca teve dúvidas sobre a realização da Copa das Confederações no Brasil e que confia no governo federal. "Posso dizer que a FIFA nunca teve dúvidas em relação ao torneio para que fosse suspenso. Isso é uma questão de confiança no governo e também na população brasileira, que gosta do futebol. Vocês viram a pesquisa que diz que 71% da população é a favor da Copa do Mundo. Tenho certeza de que ela será um sucesso, pois confio nos organizadores", afirmou Blatter, mencionando pesquisa realizada pela CNT/Ibope entre os dias 16 e 20 de junho.
Manifestações
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou que o país provou que pode organizar os megaeventos esportivos com segurança, pois, mesmo com as manifestações que ocorreram no período da Copa das Confederações, não houve problemas com espectadores e delegações. Ele disse ainda não acreditar que haja relação entre os protestos e o torneio. "Os jogos ocorreram em meio às grandes manifestações de massa e protestos nas principais cidades brasileiras, a começar por São Paulo, onde não há nenhum jogo do torneio. Houve quem tentasse relacionar as partidas com os protestos, mas acredito que eles aconteceram por razões muito distintas da realização do torneio. Mesmo diante das manifestações, a organização transcorreu com segurança para os espectadores e as delegações".
Ao ser questionado sobre uma possível mobilização no Rio de Janeiro, no dia da decisão entre Brasil e Espanha, neste domingo (30.06), Aldo Rebelo afirmou esperar que os protestos sejam pacíficos. "Evidente que esperamos manifestações pacíficas, embora nem sempre aconteça. As forças de segurança têm um duplo desafio, que é proteger os manifestantes e evitar cenas de depredação e saques que têm ocorrido na periferia dos protestos. A polícia tem procurado conter isso, ao mesmo tempo em que as manifestações pacíficas ocorram, como é de direito. Não creio que o objetivo seja impedir os jogos."
Balanço
Após a decisão da Copa das Confederações, os organizadores do torneio farão um encontro com a imprensa para divulgar um balanço das operações realizadas nos 15 dias de disputa. Blatter disse que já recebeu os relatórios técnicos. "Nesta manhã, tivemos uma reunião e recebemos os relatórios das diversas áreas da FIFA e do Comitê Organizador Local. Também recebemos uma excepcional mensagem do ministro do Esporte. Não quero entrar em detalhes sobre o que discutimos hoje porque isso será o tema do encontro final da próxima semana. Como presidente da FIFA, vou falar da organização do torneio e das arenas. Estou particularmente feliz porque fomos capazes de realizar os jogos em seis estádios novos e modernos, que definitivamente são obras de arte arquitetônicas. Tivemos pequenos problemas práticos, mas que detalharemos depois."
O presidente da FIFA revelou que os testes de sangue e de urina realizados em todos os atletas das oito seleções deram resultado negativo para o doping. A FIFA implantou pela primeira vez o perfil biológico dos jogadores na Copa das Confederações, após testar o programa no Mundial de Clubes da entidade em 2011 e 2012. Considerado o melhor método para detectar o uso de drogas que melhoram o desempenho dos atletas, o sistema também será usado na Copa do Mundo de 2014. Outra inovação da Copa das Confederações, a tecnologia da linha do gol "funcionou bem e captou tudo perfeitamente", segundo relatou Batter.
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Gabriel Fialho
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook