Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Voluntários da Copa das Confederações em Minas exaltam trabalho em equipe
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 26 Junho 2013 11:40
Com voluntários de todas as idades e perfis, o programa Brasil Voluntário inspira o espírito de equipe em Belo Horizonte. Um dia antes da semifinal da Copa das Confederações da FIFA 2013 que será disputada no Mineirão nesta quarta-feira (26.06), entre Brasil e Uruguai, os voluntários Danielle Reis, Antonio de Pádua e a coordenadora Márcia Soares falaram ao portal Brasil Voluntário sobre a amizade e o espírito de equipe que os uniu. O grupo atua na Praça da Liberdade, um dos pontos turísticos da cidade.
"Conhecer pessoas que têm a mesma filosofia que você, acreditam no voluntariado, estão dispostas a ajudar o outro e, além disso, têm uma história de vida bacana é muito legal. É muito bom trocar conhecimento, informação e ainda fazer novos amigos", definiu Danielle, que é servidora pública, resolveu ser voluntária no programa principalmente para praticar o inglês.
Diferentemente de Danielle, que acumula experiência como voluntária, inclusive no auxílio à Cruz Vermelha e às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, para o estudante Antonio de Pádua tudo é novidade. "É uma experiência nova. É interessante poder perceber o pensamento que cada pessoa tem sobre esse tipo de trabalho. Estou gostando bastante, principalmente dessa parte de conhecer novas pessoas e até a minha cidade", elogiou, destacando a personalidade do grupo. "O pessoal é bem extrovertido, então a relação é bem tranquila".
Responsável por coordenar a turma, Márcia Soares é só elogios. "Todas as pessoas que se candidataram como voluntários são especiais. Todos que estão aqui comigo são muito bacanas. Temos turismólogo, jornalista, médica... Mas todo mundo tem aquela coisa de trabalhar pelo outro, do compromisso", afirmou ela, destacando que as diferenças de formação e personalidade não atrapalham. "Hoje eu já digo que somos todos amigos."
Desafios vencidos
Para os voluntários, o jogo entre México e Japão, disputado em Belo Horizonte no último sábado (22.06), representou um desafio de comunicação graças à presença de torcedores das seleções na cidade, especialmente os japoneses. "Conversei bastante com eles em inglês, mas uma história me fez ganhar o dia. Uma família japonesa estava perdida. Já eram 20h e eles precisavam estar no aeroporto às 21h. Coloquei-os em um táxi e orientei o taxista que fosse o mais rápido possível. Não sei se conseguiram chegar, mas ficaram muito felizes de eu ter ajudado", relatou Danielle Reis.
Foi graças aos japoneses que Antonio de Pádua também pôde experimentar a importância do trabalho em equipe quando se é voluntário. Sem dominar o inglês, ele e os colegas tiveram que coordenar ações para atender a todos os turistas que chegaram até eles. "A gente estava em um terminal de ônibus e muitos japoneses chegaram. A gente teve que aproveitar a Danielle e o conhecimento dela para direcioná-los. Foi um episódio em que tivemos que trabalhar bastante em equipe para dar certo", destacou.
Vagner Vargas - Brasil Voluntário
Foto: Vagner Vargas
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o portal Brasil Voluntário, site do governo federal para o voluntariado na Copa das Confederações FIFA 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook