Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Grupo de 200 voluntários auxiliou torcedores na Arena Fonte Nova
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 24 Junho 2013 10:30
Duzentos voluntários atuaram nos arredores da Arena Fonte Nova, em Salvador, neste sábado (22.06) orientando torcedores que foram assistir ao clássico entre Brasil e Itália. A atuação foi essencial para organizar o fluxo e garantir o acesso de milhares de pessoas à Arena. A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa/Bahia) estima que 55 mil pessoas passaram pelo local onde o Brasil venceu a Itália por 4 a 2 e garantiu o primeiro lugar do grupo A.
"O principal objetivo é auxiliar o expectadores a encontrar a melhor entrada. Nossa orientação é que mantenham todas as pessoas bem informadas", explica o coordenador local, Ricardo Katz. "Eles também estão informando sobre o que pode ser feito pelo visitante em Salvador para um bom passeio turístico", diz.
Todas as pistas que dão acesso à Fonte Nova foram interditadas e apenas torcedores com ingresso tinham acesso à Arena. Os coordenadores do Brasil Voluntário seguiram o esquema especial de mobilidade e alocaram os voluntários tendo como base os dois anéis criados pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).
Para Thaís Souza Pelaes, 23 anos, o jogo de quinta-feira, 20, entre Uruguai e Nigéria, foi uma espécie de teste para hoje. "O jogo serviu como um bom treinamento. Hoje estamos bem mais preparados pois já sabemos como funciona o evento na prática", analisa.
"Quinta-feira foi o nosso primeiro dia e pudemos entender e aprender bastante para a atuação de hoje, com um público maior", analisa a voluntária Fernanda Bomfim, 32 anos. Ela orientou torcedores em um dos principais portões de acesso à Fonte Nova. "Acho que ajudei umas duzentas pessoas hoje e estou preparada para pelo menos duas mil", disse, animada, antes do início da partida.
A torcedora de Brasília Manoela Martins, 31 anos, elogia a simpatia dos voluntários. "Eles orientam os turistas e prestam um bom atendimento. Mas o mais importante é que nos inserem bastante no clima do jogo e no evento que está ocorrendo na cidade", diz.
Para o italiano Daniel Tuppe, 37 anos, a presença dos voluntários também fez a diferença. "O voluntário é essencial para um grande evento como este. Depois do atendimento que me deram, percebi que estão bem preparados. Em um jogo grande como este, a ajuda deles é muito importante", afirma.
A próxima partida da Copa das Confederações da FIFA, em Salvador, será em 30 de junho, às 13h, quando será decidido o terceiro lugar do torneio.
Fonte: Brasil Voluntário
Fotos: Leonardo Dalla
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o portal Brasil Voluntário, site do governo federal para o voluntariado na Copa das Confederações FIFA 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014