Ministério do Esporte Voluntários de Brasília estreiam com sucesso na Copa das Confederações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Voluntários de Brasília estreiam com sucesso na Copa das Confederações

A Copa das Confederações da FIFA 2013 começou com a vitória da Seleção Brasileira em campo - 3 a 0 contra o Japão - e com destaque para os voluntários fora dele. Quem foi até o Estádio Nacional Mané Garrincha neste sábado (15.06), em Brasília, notou, por todo o caminho, o dedicado time do Brasil Voluntário. Já na rodoviária do Plano Piloto foi possível avistá-los, auxiliando os torcedores a achar os ônibus que se dirigiam até as proximidades da arena.

No dia de abertura da Copa das Confederações, os voluntários esclareceram as mais diversas dúvidas, desde como retirar os ingressos até onde se divertir na noite da cidade após a partida. A maioria dos torcedores era do Distrito Federal ou da região, mas os voluntários também auxiliaram pessoas de outros países. "Encontramos japoneses, ingleses, um pessoal da Jordânia, e alguns chilenos e bolivianos. A comunicação foi ótima, falei com eles em inglês e espanhol, faltou só praticar um pouco do meu francês", brincou o voluntário Elton Carvalho, de 36 anos.

A torcida japonesa também marcou presença. Aos 20 anos, o voluntário Mateus Montenegro teve um encontro inusitado com os orientais. "Ajudei um grupo de japoneses a retirar os ingressos e um torcedor que queria saber onde comer. O grupo foi tranquilo de ajudar. Mas o outro, além de procurar um lugar pra se alimentar, me perguntou o que significava "véi", que ele tinha ouvido as pessoas falar muito", contou Mateus, rindo da situação. "Isso foi difícil de explicar", conta Mateus, sobre a gíria bastante comum em Brasília.

Além de dar apoio àqueles que foram assistir ao jogo, o grupo do Brasil Voluntário destacou a importância de receber bem os visitantes. "Quero passar uma boa impressão do meu país. As pessoas não vão se lembrar de mim depois do atendimento, elas vão se lembrar de que vieram a Brasília e foram recebidas por pessoas educadas e solícitas. É isso que eu quero: que tenham boas lembranças e queiram voltar", declarou Ágatha Silva.

No Parque da Cidade, os voluntários ajudaram a organizar o fluxo de torcedores rumo ao estádio e à festa pública na Esplanada dos Ministérios. "Nossa função é sinalizar os pontos onde eles podem pegar os ônibus e evitar que tumultos se formem quando há uma grande aglomeração", explicou Beatriz Aragão. A presença rendeu elogios do advogado Bruno Menezes e de sua esposa, Taís Costa. "Eles estão sempre próximos e vejo que atuam com muita competência para organizar tanta gente. Estão de parabéns", elogiou.

Show na Esplanada
A Copa das Confederações da FIFA começou. Neste sábado, 15 de junho, voluntários de Brasília marcaram presença no evento "Brasília Joga Junto", na Esplanada dos Ministérios. Eles atuaram na recepção e orientação dos torcedores que foram assistir a shows e à transmissão, ao vivo, do jogo entre Brasil e Japão.

A enfermeira Cássia Jecylia, de 40 anos, foi uma das primeiras a chegar ao local. Ela distribuiu mapas de Brasília, bandeiras do Brasil, e orientou torcedores ao palco principal, telões e banheiros. "Eu gosto de ser voluntária. Minha profissão exige um pouco disso e ajudar o próximo é sempre gratificante", diz. Com a festa lotada, Cássia afirma que perdeu a conta de quantas pessoas ajudou. "Aqui tem muita gente. Estou muito animada e acho que todos os voluntários estão voltados para o mesmo ideal. Todo mundo está saindo daqui muito bem informado e satisfeito", completa.



A voluntária ajudou o médico André Gustavo Seabra, de 29 anos. Torcedor experiente, já esteve em grandes eventos no exterior, como a Eurocopa, e aprovou a atuação dos voluntários de Brasília. "Seja aqui ou no exterior, sem a população ajudando com o voluntariado, fica difícil realizar um evento deste porte", afirma.

Já o professor de educação física André da Silva Araújo, 21 anos, recebeu orientação na rodoviária, antes de seguir caminho para a Esplanada. "Aqui ninguém se perde, porque se acontecer algo nós sabemos que tem o voluntário aqui para nos orientar", diz.

Posto médico
Quem mostrou dedicação e animação foi a voluntária Isabela Barros, de 27 anos, que diz estar feliz com o resultado da atuação. "Hoje eu orientei muita gente, como uma pessoa que procurava o posto médico. Só o fato de estarmos sorrindo e recebendo bem as pessoas já faz o dia delas ficar ainda melhor", afirma.

Isabela orientou o estoquista Alexandre Ferreira Neto, de 39 anos, e o filho Vitor Alexandre Monteiro, 7 anos, a chegar a um local com boa visibilidade para o palco e próximo a policiais. "São poucas as pessoas que tentam contribuir com a sociedade, por isso acho importante que o Brasil tenha gente disposta a ajudar", diz Alexandre. Já o pequeno Vitor, que só queria ver o jogo do Brasil, ganhou uma lembrança das mãos da voluntaria. "Eu peguei uma bandeira do Brasil com ela. O Brasil vai ganhar do Japão", disse, antes do início da partida.

Com cerca de 1,5 mil policiais militares presentes no evento, a equipe contou com um reforço na segurança e pôde atuar com tranquilidade. Para o sargento Moura Neto, de 43 anos, os voluntários acabam contribuindo para a segurança. "A presença deles é muito importante no direcionamento do público, e isto facilita a ação policial".

A operação foi organizada para atender a um público de 300 mil pessoas que foram ver o cantor Gusttavo Lima, e os grupos Asa de Água e Revelação, além da transmissão do jogo ao vivo do Estádio Nacional Mané Garrincha. Nos estandes da Secretaria de Turismo do Distrito Federal espalhados pela Esplanada, cerca de 100 voluntários convocados se revezaramm em turnos de 4 horas durante as 10 horas de duração da festa.

Vagner Vargas e Leonardo Dalla - Brasil Voluntário
Fotos: Leonardo Dalla
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o portal Brasil Voluntário, site do governo federal para o voluntariado na Copa das Confederações FIFA 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla