Ministério do Esporte Goleada do Brasil sobre o Japão marca a abertura da Copa das Confederações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Goleada do Brasil sobre o Japão marca a abertura da Copa das Confederações

Diante de 67.423 torcedores no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, a Seleção Brasileira venceu o Japão por 3 a 0, neste sábado, na abertura da Copa das Confederações FIFA 2013 e largou na frente no Grupo A do torneio. Neymar abriu o placar logo aos três minutos de jogo. No segundo tempo, Paulinho marcou com dois minutos de bola rolando e Jô e deu números finais ao jogo, aos 48.

O Brasil agora soma três pontos na classificação. A próxima partida da Seleção Brasileira é diante do México, na quarta-feira (19.06), na Arena Castelão, em Fortaleza, às 16h. No mesmo dia, mas às 19h, os japoneses encaram a Itália em Recife, na Arena Pernambuco.

Ao lado do presidente da FIFA, Joseph Blatter, a presidenta Dilma Rousseff abriu de forma oficial a Copa das Confederações. "Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações FIFA 2013", disse a presidenta, antes de a bola rolar para Brasil e Japão. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa 2014, José Maria Marin, também estavam presentes na tribuna de honra.

Blatter agradeceu ao governo brasileiro e deu aos boas-vindas aos torcedores. "Prezados amigos do futebol, estamos todos unidos hoje para uma verdadeira festa do futebol no país pentacampeão", disse o presidente da FIFA.

      Blatter, Agnelo e Aldo Rebelo: encontro antes do jogo entre Brasil e Japão

Antes do jogo, na manhã de sábado, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recepcionaram o presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Cerimônia de abertura
Os portões do Estádio Nacional Mané Garrincha foram abertos por volta das 12h. Pontualmente, às 14h25, 2.800 voluntários entraram em campo e fizeram um espetáculo aplaudido pelos torcedores que já haviam chegado à arena.

A apresentação, com muito samba e em clima de carnaval, durou 20 minutos e marcou de forma oficial a abertura da Copa das Confederações FIFA Brasil 2013.

O espetáculo começou com um mosaico, que formou expressões como "bem-vindos" e frases como "O sonho começa agora". Depois, voluntários fantasiados de índios, portugueses e africanos homenagearam as etnias que compõem o povo brasileiro. Eles formaram um mapa do Brasil e destacaram as cidades-sede da Copa das Confederações.



Em seguida, as oito nações que participam do torneio foram homenageadas.  Voluntários entraram em campo com fantasias que reproduziam trajes típicos de Itália, Japão, Espanha, Nigéria, Taiti, Uruguai, México e Brasil. Eles formaram uma mandala no centro do gramado e apresentaram danças típicas.

O espetáculo continuou com a simulação de um jogo de futebol. Fantasias formaram o campo e bonecos controlados por voluntários fizeram as vezes dos jogadores. Com direito até a narração feita por um locutor, um gol feito pelos bonecos arrancou aplausos das arquibancadas. Por fim, uma enorme bandeira da Copa das Confederações foi estendida sobre o campo.

Concebido pelo carnavalesco Paulo Barros, bicampeão do carnaval do Rio de Janeiro, o espetáculo teve 100 horas de ensaios e 31 sessões de audições. Foram usadas 2.800 fantasias, 1.500 adereços, que foram produzidos por 15 costureiras e 50 aderecistas. Cerca de 4 toneladas de alumínio e 20 mil metros de tecidos foram usados na confecção das fantasias. Artistas circenses e soldados do Exército também participaram das coreografias.

O jogo
Durante o Hino Nacional, as expressões dos jogadores variaram: dos olhos mareados de Julio Cesar, passando pelos olhos fechados e concentrados de Thiago Silva até o semblante sério de Neymar. Com a bola rolando, o Brasil nem deu tempo para o Japão respirar. Aos três minutos, Marcelo avançou pela esquerda e cruzou, Fred ajeitou a bola com o peito e Neymar acertou um belo chute no ângulo esquerdo do goleiro Kawashima.

Depois do gol, no entanto, o jogo ficou morno, com o Japão bem postado na defensiva e o Brasil tendo dificuldades para criar jogadas. A melhor delas saiu aos 42, quando Neymar avançou pela esquerda e cruzou para Fred, que dominou e bateu de direita. Kawashima fez ótima defesa.

Segundo tempo
Na etapa final, o Brasil aplicou novo golpe no Japão com dois minutos de bola rolando. Daniel Alves cruzou da direita, Paulinho dominou na área, fez o giro e bateu. O goleiro Kawashima ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. A comemoração chamou a atenção de quem acompanhava a partida: reservas e titulares abraçaram longamente o volante goleador na beira do campo, enquanto os japoneses aguardavam no centro do gramado o recomeço do jogo.

O Japão tentou ir para cima e criou algumas chances. Julio César chegou a fazer pelo menos duas defesas, mas o Brasil manteve o domínio da partida e o controle da bola. Com o jogo tranquilo, a torcida pediu a entrada de Lucas e Felipão atendeu, tirando Neymar de campo. Hulk também deu lugar a Hernanes. Encerrando as substituiçõs brasileiras, Jô entrou no lugar de Fred.

Ainda dava tempo para mais um gol. E em bela jogada de Oscar, o Brasil chegou ao terceiro nos acréscimos. O meia do Chelsea deu belo passe para Jô, que só teve o trabalho de tocar para o gol.  Uma chuva inesperada completou o cenário da goleada. Gritos de olé e festa nas arquibancadas do Mané Garrincha. O grito de "o campeão voltou" também ecoou na arena.

Emoção
Depois da partida, Neymar não escondeu a alegria pelo resultado e pelo belo gol marcado, "Estou feliz por tudo o que aconteceu hoje, pela partida não só minha, mas da equipe. A gente sempre fala que a equipe vem crescendo e as individualidades vão aparecer no momento certo, como foi hoje", disse o camisa 10 da Seleção Brasileira. "Esse gol eu dedico aos familiares, todos eles, pai, mãe, irmã, amigos, namorada, todo mundo", completou.

Manifestação
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que 29 pessoas foram detidas em protestos durante a abertura da Copa das Confederações: 19 adultos e dez adolescentes. Os manifestantes protestavam contra o uso de dinheiro público na realização do evento esportivo.

O ato começou de manhã na Rodoviária de Brasília. Depois, os manifestantes seguiram para o Estádio Nacional Mané Garrincha, onde ficaram concentrados. Por volta das 14h15, houve tumulto e a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral, spray de pimenta e balas de borracha para dispersar o protesto.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a ação foi necessária porque os manifestantes ameaçaram invadir o estádio e era preciso garantir a ordem no local. O Corpo de Bombeiros informou que fez 39 atendimentos de emergência durante o evento, sendo três pessoas com ferimentos de bala de borracha.

Confira a cobertura completa da Copa das Confederações no Portal da Copa

Portal da Copa
Fotos: Glauber Queiroz e Danilo Borges
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o portal Brasil Voluntário, site do governo federal para o voluntariado na Copa das Confederações FIFA 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla