Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Partida entre Brasil e Inglaterra servirá para o COL avaliar 16 áreas do Maracanã
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 29 Maio 2013 08:30
A partida entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo (02.06), no Maracanã, será o último evento-teste do Comitê Organizador Local (COL) nas arenas da Copa das Confederações. O amistoso servirá para que os organizadores do torneio e os órgãos públicos confiram 16 áreas de serviço no estádio do Rio de Janeiro, como limpeza, gramado, serviços ao espectador, tecnologia, alimentação, protocolo, imprensa, transporte, estrutura para a transmissão de TV, voluntários, credenciamento, logística, área médica, segurança, hospitalidade e marketing. Os detalhes da operação foram apresentados nesta segunda-feira (27.05) pelos representantes do comitê, da CBF, da prefeitura e do estado do Rio de Janeiro.
O COL já realizou os cinco eventos-teste nas outras arenas da Copa das Confederações: Castelão (Fortaleza), Arena Pernambuco (Recife), Fonte Nova (Salvador), Estádio Nacional (Brasília) e Mineirão (Belo Horizonte). Com o Maracanã sob o uso exclusivo da FIFA, o número de áreas testadas será o maior dentre todos os estádios. O gerente geral de operações do COL, Tiago Paes, ressaltou que os torcedores não vão encontrar 100% dos serviços que serão utilizados durante os megaeventos. A venda de ingressos, por exemplo, é de responsabilidade de uma empresa contratada pela CBF e a geração de imagens da partida será feita pela Rede Globo. No entanto, ele destacou a importância do jogo para corrigir imperfeições e se chegar ao padrão desejado de atendimento durante o torneio.
"O COL trabalhará em 16 áreas operacionais. Não teremos 100% das operações como na Copa das Confederações, mas será muito parecido. A área de limpeza será o mesmo modelo, com a nossa equipe orientando o operador do estádio e a retirada dos resíduos sendo feita pela prefeitura. Teremos ainda 900 voluntários do COL na área interna do estádio, 200 animadores realizando atividades recreativas com o público, além de outros 300 voluntários do governo na área externa do Maracanã", explicou.
Tiago Paes lembrou que, diferentemente do que ocorreu no último domingo, no evento-teste do Estádio Nacional Mané Garrincha, não haverá checagem eletrônica dos ingressos antes da entrada dos torcedores. "Na partida de domingo, como na Copa das Confederações, a primeira verificação é visual, por isso pedimos ao torcedor que fique com o ingresso na mão. Depois que o torcedor entra na fila e chega até às catracas, aí a checagem é eletrônica", disse o representante do COL, que acrescentou que na capital federal essa área não estava sob responsabilidade do comitê e que a empresa responsável pelos ingressos tomou tal medida para evitar falsificações.
Para o amistoso da Seleção Brasileira foram colocados à venda 74 mil ingressos, quase a capacidade total do Maracanã. Algumas áreas reservadas não serão usadas no dia da partida e outras são cotas para patrocinadores e hospitalidade da CBF. Foram vendidos quase 35 mil ingressos pela internet, restando cerca de três mil para essa modalidade de compra. As demais entradas podem ser adquiridas nas bilheterias instaladas na Gávea, Laranjeiras, Engenhão, Caio Martins, São Januário e General Severiano. O torcedor terá até sábado para retirar os ingressos nas bilheterias, das 10h às 17h. No dia do jogo não haverá venda de bilhetes.
Materiais proibidos
Para a segurança do amistoso serão empregados cerca de 1.200 stewards (agentes privados de segurança) que controlam o acesso dos torcedores e verificam objetos, impedindo a entrada de materiais proibidos, como instrumentos musicais, dentre eles a caxirola, mastros de bandeiras, fogos de artifício, entre outros. Os stewards também cuidam para que nenhum torcedor invada o campo. Cerca de 90 deles ficarão no gramado do Maracanã, além de serem treinados para orientar os torcedores a chegarem aos seus assentos, a terem acesso aos serviços disponíveis e demais informações.
O gerente geral de segurança do COL, Hilário Medeiros, explicou as funções e formação dessa nova figura que está sendo inserida no futebol do país. "O steward é um agente de segurança de grandes eventos, que pela legislação brasileira é o vigilante de segurança patrimonial, com a diferença de que ele tem uma formação para atuar nos grandes eventos. A Polícia Federal soltou uma portaria especificando a formação, que é de 50 horas/ aula, que passará a ser exigida no país, após a Copa do Mundo, em todos os eventos com mais de três mil pessoas. São agentes que, além da segurança, atendem e orientam bem o espectador. Esse é um novo conceito operacional e que irá ficar como legado", disse.
Os stewards são capacitados para a resolução de conflitos simples e encaminham os casos mais graves à polícia. No dia 2 de junho, a Polícia Militar terá efetivo de 350 policiais dentro da arena, divididos em 16 salas de resposta, onde ficam de prontidão para serem acionados em caso de ocorrência. "A Polícia Militar vai usar o mesmo planejamento da Copa das Confederações, com o efetivo dentro da arena, mais 650 policiais e 60 viaturas cobrindo todo o entorno, reforçando o policiamento nas estações de trens e metrô e nas paradas de ônibus. Também teremos dois postos de atendimento ao turista, duas aeronaves para patrulhamento e vamos monitorar o fluxo de trânsito e acesso ao estádio", afirma Marcelo Rocha, tenente-coronel da PM.
O centro de comando e controle do Maracanã será ativado pela primeira vez no dia da partida. Do local, oito órgãos de segurança pública, além dos agentes privados, trabalharão de forma integrada e poderão monitorar, através de mais de 380 câmeras, todo o fluxo no estádio.
Transporte
A chegada das delegações do Brasil e da Inglaterra servirá para o COL testar as operações de segurança e transporte dos atletas do aeroporto para o hotel e, posteriormente, para o estádio e os centros de treinamento. As duas seleções farão o treino de reconhecimento do gramado do Maracanã no sábado, véspera do confronto. Hilário Medeiros explicou como será o acompanhamento do trajeto das equipes. "Temos a chegada, feita a segurança com a Polícia Federal, o deslocamento em comboio com a Polícia Rodoviária e a Militar. No hotel, temos seguranças para todo um perímetro estabelecido e para o acesso ao local. Todo deslocamento para treinos e jogo é feito com escolta e dentro dos estádios temos segurança privada nas áreas interna e, na parte externa, a segurança pública".
Os portões do Maracanã estarão abertos a partir das 13h do dia 2 de junho e a orientação das autoridades é de que seja dada a preferência aos meios públicos. Nas vias próximas ao Maracanã só entrarão veículos credenciados, com quatro pontos de verificação. A indicação é de que os torcedores cheguem ao estádio pelo metrô, que tem duas estações próximas ao Maracanã. Há ainda uma estação de trem que dá acesso à arena. "No domingo, dia do jogo, o metrô irá operar da mesma forma que opera aos sábados. A diferença de horários entre os trens será de cerca de sete minutos e a operação terá início às 13h. Os torcedores com ingressos para os portões A, B ou C descem na estação Maracanã. Aqueles com entrada nos portões E e F descem na estação São Cristóvão. Os com ingressos para o portão D, na São Francisco Xavier", detalhou Miguel Dawn, diretor de operações do metrô do Rio.
O presidente do Rio Eventos, Leonardo Maciel, lembrou que as medidas que serão a dotadas pela prefeitura serão as mesmas do dia da reabertura do Maracanã, no dia 27 de abril, no jogo entre amigos de Ronaldo e amigos de Bebeto. Nesta terça-feira (28.05) será divulgado o plano detalhado com as operações de mobilidade urbana da prefeitura. "As medidas serão as mesmas do primeiro teste. Teremos a partir das 17h de sábado a proibição de estacionar próximo ao estádio, teremos 13 pontos de bloqueio e a prioridade para as rotas de transporte público de alta capacidade".
Confira as áreas que serão testadas:
Limpeza e resíduos
O COL fará o treinamento e preparação das empresas contratadas pelo operador do estádio, para implantação das exigências e padrões que serão usados na Copa das Confederações, com coleta seletiva de resíduos recicláveis.
Serviços ao espectador
Será implantado o mesmo padrão para os megaeventos, com planejamento e organização das filas de catracas e concessões de alimentação, orientação e direcionamento do público para localização dos assentos, balcão de informações e achados e perdidos.
Catering
Contratação e coordenação de serviços de alimentação dos jogadores e árbitros nos vestiários. Os serviços de concessionárias de alimentação para o público em geral serão os mesmos da Copa das Confederações, mas com produtos e sistema de vendas diferentes.
Competições
O gramado será tratado da mesma forma que na Copa das Confederações, com corte e irrigação com os mesmos padrões. Serão usadas as mesmas traves, com tecnologia da linha do gol, redes e bandeiras do torneio. A orientação e treinamento dos gandulas são os mesmos para a competição, assim como o protocolo de jogo, com a entrada das equipes, árbitros e crianças semelhante ao usado pela FIFA.
Tecnologia
Serão testados os sistema de som, os telões, sistema de distribuição de sinais de TV para as áreas comuns e camarotes, avaliação da sala de controle, a cobertura de radiocomunicação para identificar áreas cm sombras, observação da infraestrutura de TI e identificação e avaliação das condições técnicas das áreas destinadas à rede FITS e Media Services. Não será realizado teste com a rede da Copa das Confederações, já que ela ainda está em implantação. Um serviço especial de internet no campo de jogo, tribuna de imprensa e centro de imprensa será disponibilizado.
Credenciamento
Serão testados os zoneamentos dentro do estádio e controle de acesso. O COL será responsável pelo sistema, emissão e distribuição das credenciais, mas a aprovação do credenciamento é responsabilidade da CBF.
Serviços Médicos
A área testará atendimento no campo e no posto médico dos jogadores, áreas VIP e público em geral. Será realizado teste de controle de doping.
Voluntários
Serão utilizados cerca de 900 voluntários da Copa das Confederações, que já foram treinados pelo COL no último fim de semana, que vão atuar em áreas como credenciamento, operação de imprensa, transporte, limpeza, protocolo e catering.
Broadcast
Praticamente toda a estrutura de TV da Copa das Confederações será usada, sendo testado o fluxo de trabalho dos transmissores multilaterais e unilaterais nas áreas de broadcasting (zona mista, tribuna de imprensa, sala de coletiva, media center, TV compound, posições de comentaristas, gramado) garantindo que as regaras a serem aplicadas sejam testadas.
Marketing
A sinalização de bares será semelhante à da Copa das Confederações. Alguns testes serão realizados com o sistema de pagamento.
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook