Ministério do Esporte Com a presença de Dilma, Estádio Nacional Mané Garrincha é inaugurado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com a presença de Dilma, Estádio Nacional Mané Garrincha é inaugurado

O clima foi de festa durante a entrega oficial do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, neste sábado (18.05). A presidenta Dilma Rousseff, que deu o primeiro chute em bola no novo gramado, disse que o momento é de celebrar. "Hoje a festa é aqui da cidade de Brasília e do Distrito Federal. A festa é também dos trabalhadores e das trabalhadoras que construíram esse estádio. E a festa é de todos nós, de cada um de nós", disse. Representantes dos trabalhadores, que foram homenageados com uma placa na entrada da arena, aproveitaram para tirar fotos com a presidenta.

Ao lado do governador do DF, Agnelo Queiroz, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, Dilma conheceu o estádio e se disse orgulhosa de ver a qualidade e a modernidade das instalações. "Isso é algo que é uma demonstração da capacidade que nós, brasileiros, temos de realizar aquilo que muitos pessimistas de plantão dizem sempre que não somos capazes", afirmou.

Aldo Rebelo também parabenizou os trabalhadores e os responsáveis pela obra. "Brasília entrega hoje ao Brasil, ao mundo e aos seus moradores o mais belo estádio para a Copa das Confederações e para a Copa de 2014. Este monumento ao esporte e ao futebol está à altura daqueles que sonharam com Brasília como a capital da unidade nacional, a capital da integração do nosso país, a capital do desenvolvimento do Brasil", disse o ministro.

Também estiveram presentes à cerimônia o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, o presidente do Senado, Renan Calheiros, o CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade, e o governador do Ceará, Cid Gomes.



O governador do DF ressaltou o caráter múltiplo da arena. "Com esta arena, Brasília se qualifica para fazer parte dos grandes shows mundiais. Teremos hoje inaugurando este belíssimo gramado a final do Campeonato Brasiliense de futebol. Já na proxima semana, vai abrigar um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, entre Santos e Flamengo, com capacidade total, para testar plenamente o estádio. E, no próximo mês, nós vamos estar aqui novamente para o jogo entre Brasil e Japão, abrindo a Copa das Confederações", disse o governador.

Eventos-teste
A final do Campeonato Brasiliense, entre Brasiliense e Brasília (foto abaixo), na tarde deste sábado, foi o primeiro jogo no novo Mané Garrincha - o Brasiliense venceu por 3 x 0 e conquistou o título. Além de testar o estádio, com capacidade reduzida, o GDF aproveitou para fazer operações de trânsito e segurança. O evento-teste oficial do Comitê Organizador Local da Copa 2014 na nova arena será no dia 26 de maio, no jogo entre Santos e Flamengo, válido pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. Durante a Copa das Confederações, o Estádio Nacional de Brasília vai receber a abertura do torneio, em 15 de junho. A partida será Brasil x Japao.



A presidenta Dilma Rousseff lembrou que, com a entrega do Estádio Nacional de Brasília, falta apenas uma arena ser oficialmente inaugurada para a Copa das Confederações: a Arena Pernambuco, que terá bola rolando nesta segunda-feira (20.05). Além de elogiar o novo Mané Garrincha, Dilma lembrou o Castelão, o Mineirão, a Fonte Nova e o Maracanã. "Acredito que faremos a melhor Copa de todos os tempos. Nós esperamos que a mesma competência ocorra dentro do campo. Eu diria que é o sonho de cada um de nós que tenhamos a competência e a sorte de ter um excelente desempenho na Copa das Confederaçoes", afirmou.

Homenagem a Mané
Durante a inauguraçao da arena brasiliense, a  presidenta Dilma Rousseff aproveitou para prestar uma homenagem a Mané Garrincha, que dá nome ao estádio.  "Estamos fazendo uma homenagem histórica a um grande atleta brasileiro, que é Mané Garrincha. Essa homenagem é precisa, merecida, feita na capital federal do nosso país. Uma homenagem a um atleta que era um gênio na arte do futebol", disse a presidenta.

Confira no Portal da Copa a cobertura completa da inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Mateus Baeta - Portal da Copa
Fotos: Glauber Queiroz e Danilo Borges
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla