Ministério do Esporte Embratur faz balanço positivo do projeto Goal to Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Embratur faz balanço positivo do projeto Goal to Brasil

Após encerrar o ciclo de 14 edições do Goal To Brasil, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) fez um balanço da ação nesta quarta-feira (15.05). "Esse novo modelo de promoção internacional foi testado nos principais mercados emissores de turistas para o Brasil, ao longo dos últimos 10 meses. E mostrou-se um sucesso", disse o presidente da Embratur, Flávio Dino. Ao longo das edições, 3.080 agentes de viagens e operadores de turismo se tornaram "Especialistas em Brasil", e mais de 350 jornalistas conheceram detalhes dos preparativos do Brasil para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo FIFA 2014.

Dentre as ações de promoção turística do Brasil no mercado internacional, a Embratur sempre teve como uma das suas principais atividades a participação em feiras turísticas. "Apesar de válida, essa ação mostrou-se insuficiente para um país que sediará os principais megaeventos do mundo nos próximos anos", explica Dino.

Para isso, foi lançado em 2012 o Goal to Brasil, em que a Embratur realizou eventos exclusivos sobre o Brasil, e colocou representantes das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 frente a frente com os operadores de turismo dos principais mercados emissores para o Brasil. O resultado foi que, assim, os detalhes dos destinos turísticos brasileiros puderam ser mostrados, sem foco concorrencial de atenção. "O operador passa um dia 'imerso? no Brasil", disse Dino.

O Goal To Brasil passou pela Europa em países como Itália, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Portugal. O continente americano, de onde vem a maior parte dos turistas, foi contemplado com Chile, Argentina, Colômbia, Uruguai, Peru e Canadá, México e Estados Unidos.

Em cada edição, uma das cidades-sede da Copa foi "anfitriã", com maior tempo para apresentar seus atrativos, além de ficar responsável por levar uma apresentação cultural típica de seu estado. O cardápio também remetia à cozinha daquela região.

Pesquisa de opinião
A Embratur realizou uma pesquisa de opinião junto aos expositores, o que permitirá fazer uma análise consolidada dos eventos, assim como pensar em possíveis ajustes. "Mas os primeiros resultados dessa pesquisa já mostram que acertamos na fórmula. Nas seis primeiras edições do Goal to Brasil, 80% dos contatos comerciais foram novos. Nas feiras, essa porcentagem foi de 69%. Ao todo, os expositores afirmam ter feito 4.073 contatos nas primeiras seis edições do Goal to Brasil no ano passado. É 27% a mais que todos os contatos feitos em todas as feiras que a Embratur realizou ano passado", disse Dino.

Novo projeto
Devido a esse sucesso do formato, e para contemplar ainda mais todos os estados brasileiros, a Embratur irá realizar, no segundo semestre de 2013, o projeto Vivências Brasileiras. No mesmo formato do Goal to Brasil, o Vivências terá como "anfitrião" cada um dos estados em que não haverá jogos da Copa. Com isso, todas as unidades da federação brasileira terão chance de mostrar seus atrativos aos operadores de turismo no mundo.

Fonte: Embratur
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla