Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Maracanã recebe visita de comitiva da FIFA, do COL e do governo federal
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 15 Maio 2013 13:59
O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e os membros do Comitê Organizador Local (COL), os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, encerraram mais uma rodada de visitas aos estádios da Copa do Mundo de 2014. Após passar pela Arena das Dunas, em Natal, pelo Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, a comitiva esteve no Maracanã, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (15.05). Após dois anos e oito meses de reformas, a arena carioca foi reaberta no último dia 27 de abril.
Ao chegar ao palco da final da Copa das Confederações e do Mundial, a delegação assistiu a uma apresentação dos responsáveis pela reforma do Maracanã e receberam informações sobre os últimos detalhes do projeto, como a finalização das intervenções no entorno e instalações temporárias. O secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, Regis Fischer, garantiu que após o dia 24 de maio, data da entrega do estádio à FIFA, as intervenções na arena estarão concluídas. "Depois desse dia não teremos mais obras aqui, apenas ajustes após o evento teste, que serve justamente para isso, além da instalação das estruturas temporárias", garantiu.
A comitiva percorreu as áreas internas do estádio, como lounges, camarotes, vestiários e se sentaram nos assentos premium. Os representantes da FIFA, COL, e dos governos federal, estadual e municipal ainda caminharam pelo gramado, onde foi entregue os ingressos simbólicos da Copa do Mundo a dois operários da arena, que representaram os cerca de oito mil trabalhadores que passaram pelo empreendimento. "É sempre especial estar na meca do futebol. Eu gostaria, como fiz em Brasília, de parabenizar os operários. Incrível o que eles fizeram, quando viemos em março e, agora, vemos como está tudo, é impressionante", disse Valcke.
O próximo teste no Maracanã será a partida entre Brasil e Inglaterra, um amistoso marcado para o dia 02 de junho. "Nós vamos aproveitar o jogo para testar tudo o que tem que ser testado, será um evento teste. Nós estamos presentes, temos equipe do COL e da FIFA todos os dias aqui, checando tudo. Também haverá voluntários para testar as instalações. Faremos todo o possível para que no primeiro jogo da Copa das Confederações esteja tudo bem", comentou Valcke.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou que a reabertura do estádio devolveu a convicção que o Brasil e o Rio de Janeiro têm, de fato, o Maracanã de volta e à altura de receber a final da Copa do Mundo. "Tenho certeza que hoje nós pudemos reconfirmar essa convicção que o Maracanã é um estádio a altura do desafio que o Brasil decidiu enfrentar. Como brasileiro fico muito orgulhoso do que já tinha visto com a presidenta no dia da reabertura e hoje, à luz do dia", ressaltou.
Copa das Confederações
Está reservada ao estádio mais famoso do mundo a decisão da competição prévia à Copa do Mundo. A final da Copa das Confederações de 2013 será no dia 30 de junho, às 19h. A arena do Rio de Janeiro receberá outras duas partidas pela primeira fase. Em 16 de junho entrarão em campo, às 16h, o México, campeão da Copa Ouro da Concacaf, e a Itália, vice-campeã europeia. As equipes são do grupo do Brasil. O confronto será válido pela primeira rodada da chave A. A partida seguinte no estádio será entre Espanha, atual campeã mundial e vencedora da Eurocopa, e Taiti, que levantou a taça da Copa das Nações da Oceania, válida pelo grupo B.
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz/ME
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook