Ministério do Esporte Segundo dia de treinamento mobiliza as cidades-sede da Copa das Confederações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Segundo dia de treinamento mobiliza as cidades-sede da Copa das Confederações

O domingo (28.04) foi de muita dedicação para os inscritos no programa Brasil Voluntário. Tanto no período da manhã quanto no da tarde, os candidatos tiveram aulas simultâneas nas seis cidades-sede da Copa das Confederações da FIFA 2013 e demonstraram muita empolgação com o início do treinamento presencial.

Em Brasília e Recife, o primeiro módulo oferecido foi Segurança e Primeiros Socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, com noções básicas de auxílio à vítima, combate a incêndio e controle de pânico.  "Se o cidadão tem uma noção do que fazer em um momento de risco, ele se torna peça-chave até as autoridades competentes chegarem", ressalta o coronel Carlos Muniz, palestrante em Recife. "Medidas simples e práticas de como se comportar tornam o voluntário liderança no atendimento imediato dos torcedores em momentos como esse", pondera.

"São conhecimentos que servirão não apenas para a Copa das Confederações, mas também para o dia a dia dos voluntários. Presenciamos sempre muitos acidentes, e eles poderão ajudar com o que aprenderam", completa o tenente coronel Marcio Morato, responsável pelas aulas do primeiro fim de semana em Brasília.

Diante de lições sobre como fazer massagem cardíaca e como manusear um extintor de incêndio, os voluntários aprovaram a experiência do primeiro fim de semana de aulas. "Sabemos tudo de nossa cidade, mas o conhecimento adquirido aqui será importante para orientarmos a todos durante a Copa das Confederações", acreditam Divone e Dacilla Amorim, mãe e filha que querem atuar juntas como voluntárias em áreas de fluxo de Recife.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro e em Salvador, os voluntários participaram de dinâmicas sobre hospitalidade e acolhimento. Técnicas de recepção dos turistas e de linguagem corporal foram usadas para simular cenários que poderão ocorrer durante o evento.

"A aula nos ajudou a pensar na melhor maneira de resolver conflitos e ajudar as pessoas. O carioca já é receptivo por natureza. Com o treinamento então, estamos totalmente preparados", destaca o fuzileiro naval Mário Cesar Borges, 48 anos, voluntário na cidade que sediará a final da Copa das Confederações e que atraiu o maior número de voluntários para o treinamento presencial.

A capital baiana também comemorou o início das aulas do Brasil Voluntário. Para o chefe de gabinete da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Jorge Wilton, a realização dos eventos esportivos deixará um legado a Salvador. "Vamos juntos fazer a Copa da Bahia. Além do que ocorre dentro de campo e no mundo do esporte, temos que aproveitar esse megaevento e fazer com que ele nos deixe heranças sociais e para a nossa cidade. O programa de voluntariado faz parte disso", analisa.

Belo Horizonte e Fortaleza deram início ao treinamento presencial com módulo de história e cultura das cidades-sede. "O brasileiro é um povo hospitaleiro e não tenho dúvidas de que o programa será um sucesso", aposta o coordenador de voluntariado da capital mineira, Luiz Henrique Vilani. As aulas contaram com dinâmicas de grupo com foco na união, colaboração e comunicação entre os participantes.

"Gostei muito do ritmo das aulas e aproveitei cada momento", elogia Tereza Cristina Tavares, 50 anos, moradora de Fortaleza, que comemorou ainda o fato de encontrar os amigos que fez na rede social.

Programação
O treinamento presencial continua nos próximos fins de semana, com alternância dos módulos nas seis cidades-sede até 19 de maio em preparação para a Copa das Confederações, que será realizada entre 15 e 30 de junho. Os voluntários selecionados irão auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios nas sedes.

Após a Copa das Confederações, o Brasil Voluntário reabrirá o cadastro para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades que serão sede do evento no ano que vem.


Fonte: Brasil Voluntário
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o portal Brasil Voluntário, site do governo federal para o voluntariado na Copa das Confederações FIFA 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla