Ministério do Esporte Treinamento reúne candidatos a voluntários para a Copa das Confederações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Treinamento reúne candidatos a voluntários para a Copa das Confederações

Auditórios lotados e muita empolgação marcaram o primeiro dia de treinamento presencial do programa Brasil Voluntário, coordenado pelo Ministério do Esporte, que aconteceu simultaneamente nas seis cidades-sede da Copa das Confederações da FIFA 2013, neste sábado (27.04). As cidades receberam centenas de candidatos, animados com a possibilidade de atuar durante o torneio, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho.

"Eles estão fazendo parte de um time, um time chamado Brasil, que vai conduzir a relação com todas as pessoas do mundo que virão pra cá e o posicionamento da imagem do Brasil perante o mundo. Esse encontro é muito importante para consolidar esse espirito de união", afirmou o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, que compareceu à cerimônia de abertura na Universidade de Brasília (UnB).

No total, 7 mil pessoas foram selecionadas para a segunda etapa de capacitação, depois de passarem pelo treinamento virtual. O curso é coordenado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com as instituições públicas de ensino superior das demais cidades. Após a capacitação, os voluntários irão auxiliar o público local e internacional em áreas de fluxo como aeroportos, pontos turísticos e arredores dos estádios nas sedes.

"A proposta é dar uma formação ampla aos voluntários e ajudar a criar uma cultura de voluntariado no Brasil", afirmou a decana de extensão da Universidade de Brasília, Therese Hoffman durante a cerimônia de abertura na capital federal.

 Os candidatos de Brasília e Recife tiveram noções básicas de Segurança e Primeiros Socorros, com aulas ministradas pelo Corpo de Bombeiros local. Já os inscritos de Belo Horizonte e Fortaleza participaram de dinâmicas sobre História e Cultura da Cidade-Sede, enquanto os do Rio de Janeiro e Salvador puderam ter aulas de Hospitalidade e Acolhimento.

"Nunca fui voluntário e a expectativa é boa para a Copa das Confederações porque eu, como estudante de educação física, tenho que ficar envolvido com as coisas que estão acontecendo na minha area", afirmou Henrique Bueno, de Belo Horizonte. O jovem de 21 anos saiu de Viçosa, a 400km da capital mineira, para participar do treinamento e foi um dos primeiros a chegar à Faculdade de Direito da UFMG, onde aconteceu o treinamento.

Professores de Turismo, Psicologia, Educação Física e Artes da UnB ministraram o curso presencial em parceria com docentes das universidades federais das cidades-sede. Para auxiliar os professores, 60 alunos de cada uma das instituições públicas de ensino superior exercerão a função de monitores durante os cursos. O conteúdo é passado através de oficinas e dinâmicas que também contribuem para o entrosamento e troca de experiência entre os voluntários.

"No treinamento presencial você vê o tanto que os outros voluntários estão dispostos a ajudar e isso te dá ainda mais entusiasmo. Estou aprendendo muito. Alguns primeiros socorros, que eu achava que eram simples, eu vi que há uma série de fatores que é preciso analisar", conta o candidato William Alves, 30 anos, de Brasília.

Candidato em Fortaleza, José Humberto Raulino, de 19 anos, empolga-se com a possibilidade de mostrar as qualidades da cidade aos torcedores na época da Copa das Confederações.  Ele saiu de Morada Nova, a 160 km da capital cearense para acompanhar as aulas. "Já fiz trabalho voluntário com crianças carentes na minha cidade e estou acostumado a ajudar. Agora quero auxiliar todos que precisarem de orientação durante os jogos para que saiam daqui com uma boa impressão", afirma.

A enfermeira Maitê Morato ficou bastante satisfeita com o primeiro dia em Salvador. "Acredito que iremos levar conosco o que aprendemos pelo resto da vida. Saber se comunicar, saber lidar com o visitante, independente da área em que [o candidato] atua, é muito importante para quem está participando deste projeto", analisa.

Brasil Voluntário
As aulas acontecerão durante três fins de semana, com turmas separadas de acordo com os horários: sábados à tarde (13h-18h), domingos pela manhã (8h-13h) ou domingos à tarde (14h-19h) até 19 de maio. No dia 11 de maio, os candidatos poderão fazer o Teste de Inglês para Comunicação Internacional - TOEIC® (Test of English for International Communication). Oferecido gratuitamente pelo Brasil Voluntário, o TOEIC® é um teste de proficiência em língua inglesa que mede a habilidade dos examinados em se comunicar no idioma.

Após a Copa das Confederações, o Brasil Voluntário reabrirá o cadastro para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A expectativa para o Mundial é de selecionar e treinar cerca de 50 mil voluntários para as 12 cidades que serão sede do evento no ano que vem. Para se inscrever, basta preencher um cadastro e fazer o perfil na rede Brasil Voluntário.

Fonte: Brasil Voluntário
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o portal Brasil Voluntário, site do governo federal para o voluntariado na Copa das Confederações FIFA 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla