Ministério do Esporte Ministro faz avaliação das obras para a Copa em Cuiabá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro faz avaliação das obras para a Copa em Cuiabá

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez uma avaliação positiva do andamento das obras da Arena Pantanal e das demais intervenções previstas para a Copa do Mundo FIFA 2014 em Cuiabá.

"Tenho acompanhado, a cada visita, a evolução e todos os detalhes das obras de mobilidade urbana, das obras do aeroporto, da arena, do VLT, e a minha avaliação é bastante otimista em relação à possibilidade da entrega dessas obras dentro do prazo. A mais importante delas, a da arena, tem possibilidade de antecipação do prazo acordado com os organizadores, que é dezembro de 2013", disse Rebelo, em visita à Arena Pantanal nesta sexta-feira (19.04).

A previsão de entrega do estádio é para outubro de 2013, prazo que foi reafirmado pelo secretário extraordinário de Copa de Mato Grosso, Maurício Guimarães. "O ministro vem nos cobrando o cumprimento dos prazos, os compromissos assumidos com a FIFA e com o Brasil e fizemos a ele a demonstração do que estamos executando. Nós trabalhamos com a data de outubro de 2013 e o planejamento indica que vamos efetivamente concluir", disse.

Questionado sobre a possibilidade de a Arena Pantanal ser pouco utilizada após o Mundial de futebol, o ministro relembrou o conceito de arena multiuso e rechaçou a etiqueta de elefante branco para o estádio.

"Todas as nossas arenas foram projetadas como multiuso. Não são apenas campos de futebol, mas áreas destinadas a interligar várias atividades, entre elas congressos, feiras, bares, restaurantes, espetáculos, lojas.  A Arena Pantanal não tem por que ser colocada na condição de elefante branco a não ser que alguém demonstre isso. Não conheço os estudos que demonstrem a vocação da Arena de Cuiabá para elefante branco, conheço os que indicam que é uma necessidade para a cidade e para a região", disse.

Demais obras
Aldo Rebelo comentou outras intervenções que estão em curso na cidade. Em relação à construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará o aeroporto, em Várzea Grande, ao centro da capital,  ele disse estar otimista quanto à entrega no prazo previsto - maio de 2014. Respondendo a perguntas de jornalistas sobre uma possível saída da obra da Matriz de Responsabilidades da Copa, o ministro explicou:

"(A manutenção da obra na matriz) é prudente e necessária. Conversei com o governador e com o responsável técnico pela obra: é claro que o calendário não é folgado porque a previsão de entrega é para maio.  É uma obra necessária. Acho que vamos manter e o governo federal vai apoiar para que o VLT seja entregue à população antes da Copa do Mundo, mas o mais importante é que ela seja entregue".

Ele mencionou ainda o aumento da capacidade hoteleira de Cuiabá e a reforma no aeroporto Marechal Rondon, cuja capacidade para 2014, segundo o ministro, será mais do que suficiente para a demanda esperada para o ano que vem.

"Nós teremos mais do que a duplicação da capacidade do aeroporto Marechal Rondon. A projeção da demanda para o aeroporto  é de cerca da metade da capacidade projetada para 2014. A cidade se prepara não apenas para a Copa, mas para a demanda futura",disse.
A estimativa é que a obra seja entregue em outubro

Arena Pantanal
Após a montagem das arquibancadas, os trabalhos se concentram na parte interna: alvenaria, instalações hidráulicas, elétricas, assentamentos de cerâmica nos banheiros, estruturas metálicas, entre outros.

Os guindastes que vão atuar na montagem da cobertura começaram a chegar a Cuiabá. Eles vieram de Brasília - foram usados na obra do Estádio Nacional -  e chegam desmontados. Parte da estrutura já está na arena. Cada máquina tem capacidade para 600 toneladas e leva cerca de uma semana para ser montada.

A colocação das torres (pórticos) que sustentarão a cobertura do estádio tem início previsto para maio e término em junho, quando começará a montagem da cobertura em si.

O último percentual divulgado pelo governo local indica que as obras da arena superaram os 62% de conclusão em março de 2013.  As atualizações a partir de agora, como explicou Maurício Guimarães, serão feitas em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado.

O investimento previsto na Matriz de Responsabilidades é de R$ 518,9 milhões, sendo R$ 285 milhões de financiamento federal. Com capacidade para 44 mil espectadores durante o Mundial, o projeto conta com arquibancadas móveis para 17 mil pessoas e prevê espaço multiuso que será administrado por empresas.

O complexo contará com restaurantes, hotéis, estacionamentos, lagos, bosque e pista para caminhada. A arena receberá quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Ouça a notícia:



Carol Delmazo - Portal da Copa
Fotos: Glauber Queiroz

Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook



Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla