Ministério do Esporte Salvador discute Copa das Confederações e anuncia entrega de estádio para 5 de abril
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Salvador discute Copa das Confederações e anuncia entrega de estádio para 5 de abril

Representantes de várias áreas dos governos federal e da Bahia, da prefeitura de Salvador e do Comitê Organizador Local (COL) participaram nesta quarta-feira (27.03), na capital baiana, da quinta reunião de alinhamento dos planos operacionais para a Copa das Confederações da FIFA 2013.

A abertura do evento contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do secretário executivo da pasta, Luis Fernandes, do governador Jaques Wagner, do prefeito ACM Neto, do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, além de outras autoridades.

O ministro Aldo Rebelo afirmou ter absoluta convicção de que os seis jogos da Copa do Mundo e os três da Copa das Confederações em Salvador serão um sucesso. "Empenhamos os nossos recursos para que o Brasil e o mundo vejam uma Copa exemplar. A prefeitura e o estado contam com o apoio do Ministério do Esporte para fazer uso daquilo que estiver ao alcance para a plena realização da Copa das Confederações", assinalou.

O secretário Luis Fernandes lembrou que a capital baiana tem o primeiro estádio inteiramente reconstruído que está sendo entregue. "É a sede que mais avançou na integração das ações de defesa e segurança, o que dá tranquilidade em relação ao encaminhamento dessas ações na cidade. Em segundo lugar, há um plano de ações culturais muito amplo, incorporando a variedade cultural da cidade e a sua expressão na própria Copa das Confederações", frisou.

Para o governador Jaques Wagner, a Copa das Confederações é uma "avant-première" para o "casamento" que acontecerá em 2014: a Copa. "Em 5 de abril a presidenta Dilma estará aqui para inaugurar a arena, um grande presente para o aniversário de Salvador. Vamos viver muitas emoções. Muitos craques do passado que jogaram na Fonte Nova poderão passar pela emoção de revê-la no jogo inaugural do dia 7 de abril (Bahia e Vitória)", completou.

O prefeito ACM Neto acentuou que grande parte das questões relacionadas à Copa das Confederações envolvem a mobilidade urbana, o que a torna o maior desafio. Ele ressaltou que será apresentado um plano de transporte e trânsito para organizar a cidade, incluindo um sistema diferenciado de transporte público.

Segundo o CEO do COL, Ricardo Trade, o objetivo dessas reuniões é definir as ações para o período do evento e o trabalho conjunto de todos os agentes envolvidos.

De acordo com o secretário estadual da Copa da Bahia, Ney Campello, "esta reunião mostra o nível de complexidade para organização de um evento como a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014, que integra muitas atividades diferentes das realizadas durante o carnaval", ressaltou. 

O encontro, coordenado pelo Ministério do Esporte em parceira com o COL, governo da Bahia e prefeitura de Salvador, detalhou as ações das áreas de telecomunicações, energia, central de ingressos, segurança, inteligência, transporte, mobilidade urbana, aeroporto, acomodações, saúde, meio ambiente, voluntariado, cultura e comunicação.

A reunião contou com a participação de representantes de várias áreas e debateu detalhes das operações alinhadas para a Copa das Confederações, como a comunicação referente ao esquema planejado para a retirada de ingressos, evitando-se a ida equivocada de torcedores aos arredores da arena Fonte Nova, o que prejudicaria a mobilidade urbana no local, por exemplo.

As reuniões de planejamento operacional foram realizadas nas outras cidades que sediarão a Copa das Confederações: Brasília (12.03) Rio de Janeiro (13.03), Fortaleza (14.03), Recife (26.03) e Salvador (27.03), faltando apenas Belo Horizonte (02.04).

Emília Andrade, de Salvador
Foto: Alessandra Lori /Secopa-BA
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla