Ministério do Esporte Recife alinha planos operacionais para a Copa das Confederações
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Recife alinha planos operacionais para a Copa das Confederações

Para que a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 tenha êxito dentro e fora de campo, a cidade-sede Recife, em Pernambuco, reuniu 200 pessoas entre representantes do governo federal, governo do Estado, prefeitura municipal e Comitê Organizador Local (COL), nesta terça-feira (26.03), com o objetivo de debater e integrar os planos operacionais para o evento, em junho. Ao longo de todo o dia - a exemplo do que já ocorreu em outras três sedes -, foram apresentados os preparativos das diversas áreas envolvidas na organização da Copa das Confederações na capital pernambucana. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador Eduardo Campos, o prefeito Geraldo Julio e o CEO do COL, Ricardo Trade, participaram do encontro.

Temas como Segurança, Aeroporto, Transporte e Mobilidade, Acomodação e Receptivo Turístico, Telecomunicações, Energia, Coleta e Controle de Ingressos, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação e Voluntariado foram tratados, permitindo maior integração entre as equipes responsáveis por questões consideradas cruciais para o êxito do megaevento.

Na área de mobilidade urbana, por exemplo, as autoridades irão incentivar que o transporte em Recife seja feito preferencialmente por metrô. O cumprimento da Lei Seca pelos motoristas é um dos aspectos observados pelos organizadores, que convidarão as pessoas a deixarem o carro em casa e fazerem o deslocamento até a Arena Pernambuco pelos 21 trens e três VLTs em operação no evento.

Durante a abertura da reunião de trabalho, Ricardo Trade, do COL, lembrou que Recife adiantou o prazo de entrega das obras da arena, antes previsto para dezembro de 2013, para poder participar da Copa das Confederações. "A partir de agora, é ver o que falta fazer, afinar detalhes. E esse é o intuito dessas reuniões, que foram muito exitosas em outras três cidades", explicou.

O prefeito de Recife, Geraldo Júlio, se mostrou confiante na preparação da cidade para a Copa das Confederações. "Todo o trabalho tem sido intenso. Recife conseguiu avançar bastante nos últimos tempos para ter a oportunidade de participar da Copa das Confederações. Essa reunião é mais um marco. Vamos tirar novos encaminhamentos para esses poucos dias que faltam para a Copa das Confederações. Tenho certeza de que, com tudo que está sendo feito, Recife e o Estado de Pernambuco vão participar com grande sucesso", afirmou.

Antecipação de prazos
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também reafirmou sua confiança na capacidade de realização dos pernambucanos. "Chegamos a Recife com uma notícia muito boa, que é a antecipação do cronograma de implantação do gramado da Arena Pernambuco". Além do estádio, o ministro lembrou que as obras previstas para Recife na Matriz de Responsabilidade da Copa estão com o planejamento em dia. "Eu vejo Recife como caso exemplar. Com exceção de uma, para ser entregue em fevereiro, as demais obras da Matriz de Responsabilidade estão planejadas para conclusão até dezembro de 2013. Mesmo sabendo que essas obras não são consideradas essenciais para o evento, que são obras antecipadas, a maioria do PAC, elas vão permitir à cidade fazer uma Copa com mais conforto, com mais tranquilidade. Creio que Pernambuco e Recife têm condições de cumprir a nossa expectativa e tornar a Copa do Mundo um acontecimento de referência para o Brasil", destacou.

A integração entre as equipes dos governos municipal, estadual e federal foi reforçada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. "Temos feito da integração um instrumento importante para cumprirmos as metas de trabalho que foram colocadas diante de nós. Essa integração nos permitiu fazer a antecipação de prazos, o que não é uma coisa singela. Agora é reta final, é cuidar do detalhe. Todos os prazos serão cumpridos. Até aqui vem dando tudo certo e com certeza daqui para frente vai dar tudo certo também", afirmou.

Também participaram do evento, no Mar Hotel, em Boa Viagem, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes; o secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014 (Secopa/PE), Ricardo Leitão; o secretário de Esportes e da Copa de 2014 no Recife, George Braga; além de representantes da Casa Civil da Presidência da República, dos ministérios do Esporte, do Planejamento, da Fazenda, das Cidades, dos Transportes, da Defesa, da Justiça, da Saúde, do Turismo, do Meio Ambiente, das Minas e Energia, da Cultura e das Comunicações, do Gabinete de Segurança Institucional, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, da Secretaria de Portos, do COL, do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura de Recife, entre outros.

Após Recife, o evento segue para Salvador, nesta quarta-feira (27), e depois Belo Horizonte (02.04). O ciclo de reuniões operacionais teve início em 12 de março, em Brasília, e passou pelo Rio de Janeiro, no dia 13, e Fortaleza, no dia 14.

Adriano Floriani
Foto: Divulgação/Governo de Pernambuco
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla