Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ministro participa da abertura de reunião no Rio sobre Copa das Confederações
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 13 Março 2013 15:50
A cidade do Rio de Janeiro recebe nesta quarta-feira (13.03) o segundo encontro de alinhamento e integração dos Planos Operacionais da Copa das Confederações FIFA 2013. Durante a reunião, no Novo Mundo Hotel, no bairro do Flamengo, estão sendo discutidos detalhes das áreas de telecomunicações, energia, coleta e controle de ingressos, vigilância sanitária, segurança, aeroportos, transporte e mobilidade, acomodação e receptivo turístico, saúde, cultura, meio ambiente, comunicação e voluntariado.
Durante a abertura, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, destacou a importância da cidade para os grandes eventos - esportivos ou não - que o Brasil receberá nos próximos meses. "O momento sublime da Copa das Confederações será no Rio de Janeiro. Aqui será a final. Também teremos a final da Copa do Mundo em 2014 e a Jornada Mundial da Juventude", disse o ministro. "Nossa performance na Copa das Confederações condiciona a expectativa para esses eventos. Daí vem o empenho do governo federal para prepararmos essas reuniões, para antecipar e prevenir qualquer margem de erro. Trabalhamos em total cooperação com a prefeitura, com o governo do estado e Comitê Organizador Local (COL)", completou Rebelo.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participou da abertura do evento e também destacou a importância dos ajustes em todas as esferas da organização. "Um evento como esse é muito maior que três jogos de futebol aqui no Rio. Temos que perceber a Copa das Confederações como uma oportunidade para que as pessoas vivam a experiência de dez ou 15 dias em uma cidade com a qualidade do Rio de Janeiro. A reunião de hoje trata dessa experiência como um todo", afirmou Paes. O prefeito também citou a possibilidade de decretar ponto facultativo ou meio expediente no dia de uma das partidas da Copa das Confederações.
O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro, Regis Fichtner, divulgou que o Maracanã terá três eventos-teste antes da Copa das Confederações. O primeiro um evento fechado, no dia 27 de abril, quando o estádio será entregue. O segundo, também fechado, com data a ser decidida entre os dias 8 e 15 de maio. Por fim, o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho, com público de aproximadamente 80% da capacidade do estádio.
Também participaram da abertura da reunião o secretario-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes; o subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República; o comandante do Comando Militar do Leste, general Francisco Carlos Modesto; e o CEO do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade.
O evento conta com representantes da Casa Civil da Presidência da República, dos ministérios do Esporte, do Planejamento, da Fazenda, das Cidades, dos Transportes, da Defesa, da Justiça, da Saúde, do Turismo, do Meio Ambiente, das Minas e Energia, da Cultura e das Comunicações, do Gabinete de Segurança Institucional, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, da Secretaria de Portos, do COL, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro, entre outros.
Calendário
O ciclo de reuniões operacionais começou na terça-feira (12.03), em Brasília. Depois do Rio, o evento será realizado em Fortaleza (14.03), Recife (26.03), Salvador (27.03) e Belo Horizonte (02.04). As reuniões seguirão um padrão de horário em todas as cidades-sede, das 9h às 18h50.
Confira a reportagem em áudio:
Abelardo Mendes Jr - Portal da Copa, do Rio de Janeiro
Foto: Joel Telles/ME/Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook