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Seminário da FIFA em Maceió detalha regras para exibições públicas de jogos
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- Publicado em Segunda, 04 Março 2013 15:56
Cerca de 150 pessoas participaram, na manhã desta segunda-feira (04.03), do 1° Seminário Nacional Sobre Exibição Pública da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. Os palestrantes explicaram quais são as exigências e o que é permitido a pessoas, empresas e instituições interessadas em reunir torcedores para assistirem às partidas da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.
Na abertura do evento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou a importância de diversificar a quantidade de cidades para eventos relacionados à organização da Copa do Mundo. "Futebol é mais que um esporte, é uma plataforma de inclusão social - e isso é muito visível no Brasil. Queremos acolher a Copa em um ambiente em plena harmonia com a FIFA, com as cidades-sede e, também, com os estados e as capitais que não receberão os jogos. Este evento e a candidatura a Centro de Treinamento de Seleções (CTS) mostram que Maceió participa do Mundial", afirmou o ministro.
"O alagoano é apaixonado por futebol e temos muito destaque. Alagoas é o berço de grandes personalidades do futebol mundial, como Mário Jorge Lobo Zagallo, maior ganhador de Copas do Mundo, e Marta, eleita cinco vezes melhor jogadora de futebol do mundo - ambos embaixadores da FIFA para a Copa", disse o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, também esteve presente à abertura. "Queremos participar ainda mais, pois estamos a menos de mil quilômetros de quatro das 12 sedes do torneio (Recife, Salvador, Natal e Fortaleza)", disse o prefeito.
Categorias de exibições
A manhã começou com uma apresentação sobre a organização do Mundial feita pelo diretor executivo de Operações e Competições do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade. Em seguida, o diretor da TV FIFA para a Copa de 2014, Sven Schaeffner, detalhou as categorias de exibição e critérios que serão levados em conta para as licenças. "O fenômeno de exibição pública cresceu assustadoramente nos últimos 50 anos. Antes, eram apenas televisões ligadas em praças ou bares. Hoje, temos verdadeiras festas, com milhares de pessoas se emocionando em frente aos telões", falou Schaeffer.
Existem três tipos de Eventos de Exibição Pública de partidas possíveis. A FIFA e a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão, os separam em Não-Comerciais, Não-Comerciais Especiais e Comerciais, detalhados a seguir.
Não-Comerciais
Não exigem licença e não há necessidade de registro prévio. Nessa categoria, enquadram-se as exibições públicas por aparelhos de TV ou telões instalados em bares, restaurantes, hotéis, shopping centers e outros estabelecimentos públicos, bem como em eventos realizados em praças, praias, estádios ou outros locais públicos com capacidade inferior a 5.000 (cinco mil) pessoas, desde que não haja cobrança de ingresso, realização de promoções comerciais, sorteios ou distribuição de brindes ou qualquer forma de obtenção de lucro com a exibição. Também não pode haver qualquer tipo de patrocínio ou publicidade.
Não-Comerciais Especiais
São considerados eventos de Exibição Pública Não-Comerciais Especiais aqueles com previsão maior ou igual a 5 mil pessoas. Esses seguem as mesmas regras dos Não-Comerciais, mas os organizadores precisam obter autorização prévia (Licença Especial) por meio do site www.exibicaopublicafifa.com.br. Essa categoria não gera cobrança de taxa.
Exibição pública comercial
A única das categorias que precisa quitar uma taxa para exibição é a de Eventos de Exibição Pública Comerciais, ou seja, aqueles que tenham patrocínio, distribuição de brindes, cobrança direta ou indireta de ingressos ou qualquer outra forma de exploração que na opinião da FIFA/Globo seja considerada comercial. Serão permitidas associações comerciais apenas com afiliados de marketing da FIFA e patrocinadores de transmissão da Globo e empresas não concorrentes com as mencionadas na lista constante do site da FIFA.
Para o caso da categoria Comerciais, há necessidade de obtenção de prévia autorização e pagamento da Licença cujo valor será definido pela capacidade do evento, conforme tabela abaixo:
Menos de mil pessoas - R$ 2.000,00
Entre mil e 5 mil pessoas - R$ 4.000,00
Entre 5 mil e 10 mil pessoas - R$ 8.000,00
Entre 10 mil e 20 mil pessoas - R$ 16.000,00
Mais de 20 mil pessoas - R$ 28.000,00
"O valor obtido com a licença será destinado a projetos sociais brasileiros, relacionados com o futebol", explicou Sven Schaeffner.
O público presente ao seminário era composto por representantes de prefeituras interessadas em exibir os jogos em locais públicos e por empresas de infraestrutura para eventos.
Exibição em cidades
Ismael Araújo, coordenador técnico do projeto da Copa do Mundo da Prefeitura de Caruaru (cidade pernambucana a 130 quilômetros de Recife), ressaltou a intenção de seu município em mostrar os jogos para mais de um milhão de pessoas durante o período da Copa.
"Caruaru tem uma das mais tradicionais festas de São João do Brasil. A festa é à noite, mas pretendemos exibir cinco jogos durante a tarde - e a expectativa é que mais de 200 mil pessoas assistam conosco", explicou. "Hoje pude conhecer pessoalmente as pessoas com quem teremos de conversar para fazer o caminho correto no que diz respeito às transmissões", completou.
Tássia Brombrim, da empresa Fullfill Sports, de São Paulo, participou do seminário para obter informações sobre os eventos de exibição. "A empresa foi criada justamente para oferecer estrutura durante os grandes eventos esportivos. E o seminário mostrou que estamos em um caminho de organização cada vez maior para o setor aqui no Brasil", disse Tássia.
Confira mais informações sobre exibições públicas dos jogos: www.exibicaopublicafifa.com.br
Confira a reportagem em áudio:
Abelardo Mendes Jr - Portal da Copa, de Maceió
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
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