Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Aldo Rebelo visita estádios gaúchos; obras de mobilidade ficarão prontas até maio de 2014
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 07 Fevereiro 2013 21:14
As "avalanches" vão deixar de existir na Arena do Grêmio, o Beira-Rio tem previsão de voltar a ser palco de jogos do Inter em setembro e as 11 obras de mobilidade previstas em Porto Alegre serão entregues até maio de 2014. Esse é o saldo das informações colhidas pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, durante visita à capital gaúcha nesta quinta-feira (07.02).
Segundo o Internacional, os trabalhos chegaram a 58% de finalização neste início de fevereiro. "O anel inferior está quase fechado. Ou seja, é uma obra adiantada. Nas obras do estacionamento, que estavam apenas na terraplanagem na última visita, agora já vemos as primeiras estacas assentadas", disse o ministro. O antigo gramado já foi todo retirado e teve início a implantação da estrutura que receberá o novo.
Durante a inspeção, o Internacional divulgou um acordo firmado com a construtora que prevê a utilização da arena para jogos a partir de setembro. A intenção é finalizar algumas partes da cobertura já com o Beira-Rio reaberto para partidas do Inter.
A entrega da obra completa está marcada para dezembro. Durante a Copa, o estádio receberá cinco partidas, quatro pela fase de grupos e uma das oitavas de final. Os investimentos no novo Beira-Rio chegarão a R$ 330 milhões, sendo R$ 235 milhões de financiamento federal.
Acessos
As intervenções de mobilidade urbana em Porto Alegre também foram lembradas. "As obras de acesso ao Beira-Rio estão aí, visíveis, em curso. Não existe mais dependência de licitação. Das 11 obras previstas, nove ou dez já foram iniciadas e o prefeito José Fortunati já me adiantou que todas estarão prontas até maio de 2014", afirmou Aldo Rebelo, que se disse confiante na capacidade do Rio Grande do Sul de realizar o Mundial.
Segurança
Antes de ir ao Beira-Rio, Aldo Rebelo visitou a Arena do Grêmio, provável Campo Oficial de Treinamento (COT) durante a Copa do Mundo. O ministro disse que a nova casa do time tricolor não deve nada aos melhores estádios do mundo.
Aldo Rebelo também comentou o acidente ocorrido durante o jogo entre Grêmio e LDU, pela pré-Libertadores, quando alguns torcedores se feriram durante a "avalanche", comemoração feita pelos gremistas durante os jogos.
"Creio que o Grêmio e as autoridades encontrarão a solução adequada que combine a preservação do espetáculo e a segurança. Confio que isso é possível. Permitir ao torcedor a sua participação e garantir a sua segurança. O torcedor não quer segurança sem o direito de celebrar e não quer celebrar sem o direto de estar seguro", disse o ministro.
Eduardo Pinto, presidente da administradora do estádio, disse que são estudadas duas opções: a instalação de cadeiras ou a colocação de barras de proteção entre os degraus. Em qualquer um dos casos, não será mais possível para a torcida realizar a avalanche.
O presidente do Grêmio, Fábio Koff, afirmou que intenção do clube, ainda assim, é manter os preços populares no setor. "Não queremos a elitização do torcedor", disse Koff.
Confira a reportagem em áudio:
Mateus Baeta - Portal da Copa
Fotos: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook