Ministério do Esporte UNE garante apoio dos estudantes ao programa Brasil Voluntário
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

UNE garante apoio dos estudantes ao programa Brasil Voluntário

Em diversos momentos da história do Brasil, a juventude mostrou união para mobilizar a sociedade em direção a um objetivo comum. E a força dos estudantes, ao longo dos anos, mostrou-se fundamental para o engajamento da população em variadas atividades. Por isso, durante os grandes eventos esportivos que o país sediará, a presença dos universitários será, novamente, essencial.

Nesta sexta-feira (01.02), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) para uma conversa sobre como a juventude pode contribuir para a realização da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

"Nós compartilhamos a opinião do Ministério do Esporte de que a Copa do Mundo é uma grande festa e que deve ser popular, com muita participação do povo brasileiro, da juventude brasileira e da sociedade civil", destaca o presidente da entidade, Daniel Iliescu. "Um dos instrumentos que dá condições para isso é o programa de voluntariado", acredita.

Segundo Aldo Rebelo - ex-secretário-geral e ex-presidente da UNE (1980-1981) -, a entidade estudantil, como maior representante dos interesses da universidade brasileira, e o Ministério do Esporte mobilizarão vários segmentos da sociedade nas atividades do programa Brasil Voluntário, que selecionará 7 mil voluntários para a Copa das Confederações e pelo menos 50 mil para a Copa do Mundo.

Bienal
Com o objetivo de incentivar a participação dos jovens no programa Brasil Voluntário, do governo federal, a UNE promoveu um seminário sobre o voluntariado para a Copa do Mundo de 2014 durante a 8ª Bienal, que ocorreu em Recife e Olinda até o último dia 26. O evento reuniu cerca de 10 mil estudantes em torno de atividades culturais e esportivas.

"Queremos envolver os estudantes no entendimento de que a Copa é mais do que um evento esportivo e comercial, mas também uma oportunidade para desenvolvimento econômico e social do país e para debater valores entre a juventude", explica Iliescu. "A juventude terá o prazer de participar dessa atividade como protagonista e não apenas de ficar acompanhando o evento pela televisão", enfatiza o aluno do curso de ciências sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Responsabilidade social
Além da motivação de ajudar a construir duas das mais importantes competições do mundo, os estudantes que atuarem como voluntários da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014 serão beneficiados em diversos outros aspectos.

"É um trabalho que pode ser considerado positivo em dois sentidos: tanto pode servir como aprendizado profissional para as mais diferentes áreas de formação dos universitários quanto pode promover a responsabilidade social, não apenas dos estudantes, mas também dos professores e técnicos", pondera Fernando Oliveira Paulino, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB) e coordenador do programa Comunicação Comunitária da instituição.

O professor destaca ainda que, a partir dessa experiência, os estudantes poderão se interessar em contribuir com associações que desenvolvem atividades relacionadas à promoção do esporte, do lazer e do bem estar. No meio acadêmico, os eventos esportivos têm ainda o potencial de ampliar a discussão sobre o esporte e as iniciativas de pesquisas relacionadas ao tema. Todos os voluntários selecionados serão ainda beneficiados em suas carreiras profissionais com um certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB) após a conclusão do treinamento.

Confira a reportagem em áudio:



Ana Cláudia Felizola e Cleide Passos
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o portal Brasil Voluntário, site do governo federal para o voluntariado na Copa das Confederações FIFA 2013 e na Copa do Mundo FIFA 2014
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla