Ministério do Esporte Governo, FIFA e COL visitam Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Governo, FIFA e COL visitam Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília

Sede da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha recebeu, nesta segunda-feira (28.01), uma comitiva de governo federal, FIFA e Comitê Organizador Local (COL). O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, afirmou que a arena de Brasília é espetacular, uma das mais impressionantes que já conheceu, e reforçou a importância da entrega do palco da partida entre Brasil x Japão no prazo acordado.

"Visitamos o estádio e tenho que admitir que a pessoa mais importante hoje é a engenheira Maruska Lima, que tem o desafio de entregar tudo até o meio de abril para a FIFA. Tudo tem de estar pronto, do campo à cobetura, dos assentos às salas e tudo o que precisamos para administrar o estádio e os eventos-teste", disse Valcke.

A intenção do governo do Distrito Federal é que a entrega ocorra em 21 de abril. "Fizemos reunião técnica para repassar todos os pontos e assegurar ao comitê local, à FIFA e ao nosso ministro todas as garantias da entrega. A intenção é fazer o evento no dia do aniversário da cidade", afirmou o governador Agnelo Queiroz.

Na comitiva que realizou a vistoria, também estavam o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário executivo do ministério, Luis Fernandes, além do presidente do Comitê Organizados Local (COL), José Maria Marin; do CEO do COL, Ricardo Trade; e dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, integrantes do Conselho de Administração do COL.

Aldo Rebelo afirmou que todas as questões consideradas relevantes para a abertura da Copa das Confederações em Brasília foram abordadas na reunião.  "Do ponto de vista do governo federal, a reunião e as vistorias foram coroadas de êxito. Temos a expectativa de realizar a abertura da Copa das Confederações de acordo com as expectativas de Brasília, do Brasil e do mundo".

"Gostaria de cumprimentar a equipe do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Temos orgulho por essa grandiosa obra, que será um grande legado para a cidade de Brasília", afirmou Marin.

Comunicações
Na entrevista coletiva, Valcke também fez referência ao Memorando de Entendimentos firmado entre governo federal e FIFA, visando à garantia dos serviços necessários de telecomunicações para a Copa de 2014. "Assinamos hoje de manhã um memorando de entendimentos com o Ministério das Comunicações para resolver todos os problemas dessa área relacionados à Copa do Mundo, o que é importante para nós", disse.

Agenda
No domingo (27.01), a comitiva esteve na Arena Castelão, em Fortaleza, onde acompanhou a rodada dupla que inaugurou o gramado do estádio. O jogo entre Fortaleza e Sport ficou em 0 x 0. O Bahia derrotou o Ceará por 1 x 0 na segunda partida, e Kleberson - campeão com a Seleção Brasileira na Copa do Japão e da Coreia do Sul, em 2002 - entrou para a história ao fazer o primeiro gol após a reabertura do estádio. Antes do primeiro jogo, a FIFA garantiu que os cerca de 5 mil trabalhadores que fizeram parte da obra da Arena terão direito a assistir a uma partida do Mundial na sede de Fortaleza.

A próxima visita será nesta terça-feira (29.01), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Na quarta (30.01), a comitiva segue para o Rio de Janeiro, para a reunião do COL. Com o cancelamento da comemoração dos 500 dias para a Copa em Brasília - em sinal de luto pela tragédia com mais de 200 mortos após incêndio na cidade gaúcha de Santa Maria -, a divulgação do pôster oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014 também será feita no Rio, nesta quarta-feira.

Obra no estádio
O Estádio Nacional Mané Garrincha alcançou 87% de conclusão da obra. Já foi iniciada a segunda fase da montagem da cobertura, que consiste na instalação das treliças metálicas que vão sustentar a membrana. Além de sediar a abertura da Copa das Confederações FIFA 2013, entre Brasil e Japão, em 15 de junho, o estádio recebera também sete partidas do Mundial de 2014.

Confira a reportagem em áudio:



Carol Delmazo - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla