Ministério do Esporte Operários do Castelão ganham da FIFA ingressos para a Copa do Mundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Operários do Castelão ganham da FIFA ingressos para a Copa do Mundo

Antes da rodada dupla que marca a inauguração do gramado da Arena Castelão, em Fortaleza, a FIFA entregou um ingresso simbólico a um grupo de operários que trabalharam nas obras do primeiro estádio brasileiro concluído para a Copa do Mundo. Cada um dos cerca de cinco mil trabalhadores da reforma da arena terá direito a assistir a uma partida do Mundial, em 2014. O estádio recebe, neste domingo (27.01), dois jogos válidos pela Copa do Nordeste: Fortaleza x Sport, que começou às 17h (horário de Brasília), e Ceará x Bahia às 19h30 (horário de Brasília).

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke; o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; o governador do Ceará, Cid Gomes; os ex-jogadores, Ronaldo e Bebeto, membros do Comitê Organizador Local (COL) e outras autoridades entraram em campo antes dos atletas para a cerimônia que marcou a entrega dos ingressos. Essas entradas não estão incluídas na cota de 50 mil que a FIFA repassou ao Governo Federal em dezembro de 2012 e que são destinadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família e aos povos indígenas.

"Os ingressos que demos, hoje, aos trabalhadores, não proveem da reserva de 50 mil do que demos ao ministro, que pode distribuir a outros grupos. Esses ingressos são doados pela FIFA aos trabalhadores do estádio para um jogo da Copa do Mundo. Todos os trabalhadores terão pelo menos um ingresso", afirmou Valcke.

No início da coletiva de imprensa realizada após a visita das autoridades ao gramado do Castelão, o ministro Aldo Rebelo lamentou a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), expressou seus sentimentos às famílias, assim como os demais integrantes da mesa, e informou que as celebrações marcadas para lembrar os 500 dias para a Copa do Mundo, que ocorreria nesta segunda-feira (28.01), em Brasília, não vão acontecer como programado anteriormente.

"Suspendemos toda a parte festiva da comemoração dos 500 dias, permanecendo na programação apenas a visita ao Estádio Nacional Mané Garrincha e a coletiva de imprensa", disse.

Impressão

Presente na entrega das obras da Arena Castelão, no dia 16 de dezembro do ano passado, o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, comentou suas impressões sobre o estádio e o acesso até a arena. "É muito bom estar de volta e falar de futebol e não de preparativos. E esse futebol é o que veremos na Copa das Confederações. O estádio está pronto para uso e para todos, apesar de ainda existir coisas para se testar, haverá eventos-teste. Chegamos fácil ao estádio, o acesso é bom, com estrada ampla".

O ex-jogador Ronaldo disse que o seu parceiro de ataque na Copa do Mundo de 1998, Bebeto, e agora no COL, confessou que estava com vontade de jogar no novo estádio ao pisar no gramado. "O Bebeto brincou disse que deu vontade de jogar, e confesso que deu em mim também, agora com uns quilos a menos. Esse é um dos legados que a Copa vai deixar e o futebol brasileiro só tem a crescer", afirmou.

Compromisso
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reafirmou o compromisso do Governo Federal em entregar os 12 estádios a tempo da Copa do Mundo de 2014 e disse que as seis arenas da Copa das Confederações estarão prontas até abril. "Nós temos o compromisso da entrega dos 12 estádios da Copa do Mundo e seis para a Copa das Confederações. Dois ficaram prontos em dezembro, como era o compromisso anterior, os demais, os governadores se comprometeram em entregar até abril e naturalmente teremos todos os estádios prontos para a Copa. Nosso balanço é otimista, acompanhado de muito trabalho, dedicação e esforço", ressaltou.

Otimismo que é compartilhado pelo secretário-geral da FIFA, que disse não estar preocupado com os prazos de entrega das arenas. "Não estou muito preocupado com isso. É muito bom que Fortaleza tenha entregue o seu estádio, que é um exemplo para outras cidades. Depois, teremos mais um estádio e outro e outro, e estamos a 501 dias da Copa, então temos tempo".

Confira reportagem em vídeo sobre os primeiros jogos no novo Castelão:



Gabriel Fialho - Portal da Copa

Foto: Danilo Borges
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla