Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Messi é eleito pela quarta vez o melhor jogador de futebol do planeta
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 07 Janeiro 2013 20:30
O argentino Lionel Messi bateu mais um recorde. Eleito o melhor jogador do mundo pela quarta vez consecutiva, ele superou o francês Zinedine Zidane e o brasileiro Ronaldo Fenômeno, que haviam conquistado o prêmio em três ocasiões cada um. O camisa 10 do Barcelona recebeu 41,6% dos votos dos treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à FIFA, além de 49 jornalistas escolhidos pela revista francesa "France Football". Na segunda posição ficou o português Cristiano Ronaldo (23,68%), seguido pelo espanhol Andrés Iniesta (10,91%).
Desde 2009, o Prêmio "Bola de Ouro" da FIFA fica com Lionel Messi, que em 2012 bateu o recorde de gols em uma única temporada, com 91 anotados. Na cerimônia realizada nesta segunda-feira (07.01), em Zurique, Messi disse ser inacreditável ter vencido e agradeceu aos companheiros de clube e de seleção. "Para falar a verdade, isso é quase inacreditável. O quarto prêmio é demais para descrever em palavras. Eu gostaria de agradecer aos meus companheiros do Barcelona: Iniesta, é muito bom treinar e jogar ao teu lado. Também queria agradecer aos meus companheiros na seleção argentina", disse.
O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, entregou o prêmio de Treinador do Ano de 2012 no futebol masculino ao espanhol Vicente Del Bosque, campeão da UEFA Euro 2012 com a Fúria. "Gostaria de lembrar todos os treinadores que me influenciaram e fizeram parte de minha educação. Somos chamados para proteger o futebol e sua imagem", disse Del Bosque.
Seleção
A seleção do ano de 2012 da FIFA, com os melhores atletas de cada posição, conta com dois jogadores brasileiros, os laterais Marcelo (Real Madrid) e Daniel Alves (Barcelona). O predomínio é da Espanha. Além de todos os 11 escolhidos atuarem no futebol do país, seis são espanhóis. São três clubes com representantes na lista: Barcelona e Real Madrid, com cinco nomes cada, além do Atlético de Madrid, com um representante.
A lista conta com o goleiro Iker Casillas (ESP), os defensores Sergio Ramos (ESP), Piqué (ESP), Marcelo (BRA) e Daniel Alves (BRA), com os meio campistas Iniesta (ESP), Xabi Alonso (ESP), Xavi (ESP), Messi (ARG) e com os atacantes Cristiano Ronaldo (POR) e Falcao García (COL).
Gol do ano
O vencedor do Prêmio Puskás, com o gol mais bonito do ano, foi o eslovaco Miroslav Stoch, do clube turco Fenerbahçe. O brasileiro Neymar tentava o bicampeonato, mas acabou em terceiro com o tento anotado contra o Internacional, em jogo da Libertadores de 2012. Em segundo lugar ficou o colombiano Falcao García, do Atlético de Madrid.
Futebol feminino
A americana Abby Wambach foi eleita a melhor jogadora de futebol de 2012. Ela desbancou a compatriota Alex Morgan e a brasileira Marta, vencedora das edições de 2006 a 2010. Entre os técnicos do futebol feminino a vencedora foi a sueca Pia Sundhage, campeã olímpica pelos Estados Unidos.
Copa do Mundo
Durante a cerimônia, foram chamados ao palco o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e o membro do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo Nazário, que falaram sobre as suas expectativas em relação ao Mundial de 2014. "O futebol no Brasil é uma paixão, uma religião. A população espera pela Copa do Mundo de 2014", disse o dirigente da entidade máxima do futebol.
O ex-atacante da Seleção Brasileira destacou os investimentos que estão sendo feitos no país. "Teremos um grande investimento em infraestrutura, em aeroportos, obras em estádios, estradas". Ronaldo ainda comentou sobre a equipe canarinho e falou da pressão pelo título. "Eu espero que a Seleção tenha um bom desempenho e que faça um bom resultado, apesar da pressão. A princípio jogar em casa vai ajudar, mas se perder vai ser difícil".
Em seguida, Fuleco, o mascote da Copa, foi convidado a entrar em cena. O tatu-bola dançou com Ronaldo, que ressaltou o aspecto ecológico na escolha do animal, ameaçado de extinção, e o nome que mistura futebol e ecologia.
Portal da Copa
Foto: Reprodução de vídeo/FIFA.com
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook