Ministério do Esporte Ministro do Esporte participa do Encontro Norte e Nordeste de Torcidas Organizadas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte participa do Encontro Norte e Nordeste de Torcidas Organizadas

Para reforçar o diálogo entre as torcidas organizadas e instruir sobre as mudanças implementadas no Estatuto do Torcedor, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou na manhã desta quinta-feira (11.10) do I Encontro Norte e Nordeste de Torcidas Organizadas, realizado em Maceió. O evento faz parte de uma série de medidas de combate à violência no futebol e de promoção ao conforto e à segurança do torcedor.

A abertura da reunião contou também com a presença do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dos Ministérios Públicos e Defensorias Públicas Estaduais.

Aldo Rebelo explicou que uma das missões é oferecer a convicção de que qualquer forma de violência não ficará impune e a punição é o que pode coibir, ou inibir, a violência tanto dentro, quanto fora dos estádios.

Desde 2009 o governo federal tem realizado seminários nacionais com as torcidas organizadas dos times brasileiros, eventos de que participaram mais de 70 torcidas dos times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de Futebol e em que, entre outros temas, têm-se discutido medidas para segurança e conforto dos torcedores no ambiente do estádio de futebol.

"As próprias torcidas, junto com o Ministério Público e as polícias militares, já adotaram medidas de prevenção que reduziram bastante a violência dentro dos estádios. Agora, trata- se de buscar a prevenção da violência fora dos estádios. Estamos fazendo um esforço e procurando ampliar a responsabilidade das torcidas organizadas como entidades sociais que representam uma parcela importante daqueles se envolvem com o futebol", acrescentou o ministro.

Aldo Rebelo lembrou que uma das causas da violência é o tratamento oferecido aos torcedores e à torcida nos estádios. "Muitas vezes os torcedores são obrigados a enfrentar filas. Muitas vezes os estádios não oferecem conforto, higiene e segurança, e as pessoas reagem a isso muitas vezes com violência. Nós não queremos que os estádios ofereçam serviços de hotéis cinco estrelas. Nós temos no Brasil estádios modestos. Agora, instalações modestas não significam negação nem do conforto, nem da higiene. Pelo contrário, você pode ter acomodações modestas em que as pessoas se sintam bem e que sejam bem tratadas", disse o ministro.


Breno Barros
Foto: Sandro Lima

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla