Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ações sustentáveis das 12 sedes da Copa podem ser reproduzidas em outras cidades do país
- Detalhes
- Publicado em Terça, 11 Setembro 2012 20:12
Representantes das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 vão apresentar, a partir desta quarta-feira (12.09), em Brasília, 22 iniciativas que procuram garantir legados sustentáveis. São soluções de infraestrutura que podem ser aproveitadas e reproduzidas em cidades que não vão receber jogos do Mundial. O seminário Copa 2014: Oportunidades para Sustentabilidade Urbana, organizado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será realizado até a quinta feira (13.09), no Hotel Grand Bittar.
"Os estudos de caso que as cidades vão mostrar foram selecionados com base em vários critérios, e um deles é a capacidade de essas iniciativas serem replicadas em outros locais do país", afirmou Paulo Ribeiro, um dos organizadores do evento e coordenador da cooperação técnica entre o BID e o Ministério do Esporte, firmada em 2011 para promover o intercâmbio de experiências na organização de megaeventos esportivos.
Este será o segundo seminário que discute sustentabilidade e legado da Copa. O primeiro foi em setembro de 2011, em Manaus. A diferença entre os dois eventos, segundo Ribeiro, está principalmente no papel das cidades-sede.
"No primeiro, apresentamos experiências de sucesso no planejamento e no legado de megaeventos. Vieram especialistas de países como Alemanha, Coreia do Sul , Espanha e África do Sul. Os representantes das sedes ouviram os relatos e se propuseram a desenvolver suas propostas. Um ano depois, eles retornam para apresentar as soluções científicas, tecnológicas e operacionais que estão sendo implementadas, pensando na eficiência do uso do espaço urbano e na interação com o meio ambiente".
Os estudos abordam, por exemplo, propostas de revitalização urbana, melhoria das condições de tráfego, redução na emissão de gases estufa e formas eficientes de uso da energia. "Os megaeventos promovem grandes investimentos em pouco tempo. Esses investimentos têm que ser traduzidos em legados que promovam a transformação do espaço urbano", disse Paulo Ribeiro.
Especialistas
Além da apresentação das iniciativas, as cidades sede terão a oportunidade de debater entre si e com especialistas convidados. "Os especialistas vão dar sugestões e potencializar o que está sendo feito nas cidades. É também o momento de criar uma sinergia entre elas", reforça Eugenius Kaszkurewicz, assessor especial do Ministério do Esporte e um dos participantes do painel "Diálogo interativo sobe as janelas de oportunidade para inovações em sustentabilidade urbana relacionadas à agenda da Copa 2014". O debate acontece na tarde da quinta-feira.
Eugenius também lembrou a preocupação com o meio ambiente na construção das arenas. "É a primeira vez que todos os estádios têm certificado de construção sustentável. E a iniciativa brasileira será, segundo a FIFA, uma exigência para todas as arenas nas futuras sedes do Mundial", disse.
Clique neste link e confira a agenda completa do evento
Carol Delmazo - Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook