Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Secretário de Segurança para Grandes Eventos detalha planejamento estratégico para a Copa
- Detalhes
- Publicado em Terça, 24 Julho 2012 19:22
As diretrizes gerais da segurança para a Copa do Mundo da FIFA 2014 estão no Planejamento Estratégico divulgado nesta terça-feira (24.07) pela Secretária Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). Agora, os planos táticos e operacionais das 12 cidades-sede do Mundial vão começar a ser definidos, de acordo com as peculiaridades locais. Em entrevista ao Portal da Copa, o secretário Valdinho Jacinto Caetano explica que a ideia é reforçar a segurança pública como um todo, usando equipamentos, tecnologias e serviços de inteligência de forma integrada entre as instituições.
O primeiro grande teste para colocar em prática o plano de segurança será a Copa das Confederações de 2013. "Os jogos, do ponto de vista da segurança, têm a mesma importância para nós. É lógico que não teremos aqui a quantidade de turistas da Copa do Mundo, mas para nós é a hora de pegar o plano, os equipamentos, fazer um grande teste, afinar o que tem que ser melhorado e manter o que está dando certo", explica Caetano, que acrescenta que as simulações dos planos operacionais já podem começar no Campeonato Brasileiro deste ano.
O Planejamento Estratégico traz em linhas gerais o efetivo de segurança a ser utilizado nos grandes eventos, de que forma as forças de segurança vão trabalhar, quais os equipamentos e tecnologias devem ser adquiridos, mas o Secretário Caetano ressalta que o plano estará em constante construção. "A Copa do Mundo é em 2014 e não se faz, hoje, um plano estático. É lógico que as premissas básicas estão prontas. Agora, dali decorrem sempre alterações e atualizações, até em razão da peculiaridade de cada cidade-sede".
A Sesge tem promovido uma série de intercâmbios com forças de segurança de outros países que já passaram pela experiência de organizar grandes eventos, como Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha. Nesta semana, haverá um curso em Washington (EUA), com 20 vagas. Lá estarão representantes dos 12 estados com jogos da Copa e órgão federais. "Os que representam as cidades voltam e são multiplicadores. Os que estavam em Manaus, ou no Rio de Janeiro (Simpósio de Segurança em Grandes Eventos Esportivos - A Experiência Alemã), agora voltam para os seus estados e começam, conosco, a escrever o plano. Tudo aquilo que eles viram vai ser aplicado na prática, isso aqui pode ser adaptado à nossa realidade, isso aqui não dá e é isso", diz Caetano.
Investimentos
O orçamento da Sesge será de R$ 1,17 bilhão para investir em equipamentos para os Centros de Comando e Controle, além de delegacias móveis, barcos, câmeras, softwares, por exemplo, e em treinamento e capacitação. A secretaria trabalha, no momento, na compra dos diversos itens necessários para o Mundial. "Você tem que descrever exatamente o que quer, item por item, e forma um bloco enorme. Agora estamos no mercado pedindo que as empresas apresentem os valores de cada item, porque precisamos de no mínimo três valores de empresas diferentes, para ir comprar de quem tem melhor qualidade e preço", explica.
Os investimentos em segurança ainda serão pactuados entre União, estados e municípios para integrar a Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo, em breve. As contrapartidas locais serão na estrutura física dos Centros de Comando e Controle, além dos efetivos policiais, viaturas e demais equipamentos.
Confira a íntegra do Planejamento Estratégico de Segurança (Documento .PDF)
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook