Ministério do Esporte Aldo Rebelo apoia projeto de biodiesel para a Copa do Mundo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Aldo Rebelo apoia projeto de biodiesel para a Copa do Mundo

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (27.06) representantes do setor de biodiesel, que pediram apoio para o projeto de transformar a frota de ônibus movida com o combustível em transporte oficial da Copa do Mundo. A ideia é estender para o restante do país a experiência de Curitiba, que já utiliza no transporte público 60 veículos biarticulados e vai adotar, a partir de agosto, o chamado "hibribus", que opera com um motor elétrico e outro movido a biocombustível.

Aldo Rebelo conversou com o presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella, o vice-presidente da entidade, Adilton Sachetti, o conselheiro Alberto de Souza e o deputado federal Jerônimo Göergen (PP/RS), presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel. Eles defenderam a importância da produção e do uso do combustível para a redução de gases poluentes e informaram que o setor emprega cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo o país.

Rio+20
O hibribus foi lançado oficialmente durante a Rio+20 e, segundo, Battistella, poderia circular já nas cidades-sede da Copa das Confederações, em 2013. "O veículo reduz em 90% as emissões de poluentes, quando comparado aos motores convencionais. Como transporte oficial da Copa, seria um legado importantíssimo para os próximos mundiais e para os Jogos Olímpicos Rio 2016", argumentou.

O hibribus tem um motor elétrico e outro movido a biodiesel: 90% menos poluente

O ministro elogiou o projeto e prometeu apresentá-lo a estados e municípios: "A Copa do Mundo nos impõe dar um passo à frente. O governo federal vai apoiar as iniciativas que valorizem o produto nacional e garantam a sustentabilidade".

Fotos: Ivo Lima e Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla