Ministério do Esporte Produtores de vinho do Brasil planejam campanha de divulgação na Copa do Mundo
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Produtores de vinho do Brasil planejam campanha de divulgação na Copa do Mundo

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu nesta terça-feira (19.06) apoio à campanha para divulgação do vinho e do espumante nacionais durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. Idealizado pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o projeto pretende estabelecer uma espécie de carimbo para as bebidas integrantes. Ainda não há data prevista para o lançamento. Estiveram presentes na audiência, realizada no Ministério do Esporte, o presidente da Uvibra, Henrique Benedett, a gerente do Ibravin, Ana Paulo Kleinowisk, e o deputado federal Jerônimo Goerjen.

De acordo com dados divulgados pelo programa Vinhos do Brasil, criado pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a área de produção vitivinícola no Brasil soma 83,7 mil hectares, divididos em seis regiões: Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul; Planalto Catarinense, em Santa Catarina; e Vale do São Francisco, no Nordeste. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades (média de 2 hectares por família).

Aldo Rebelo prometeu apoio ao pedido dos representantes dos vinicultores e destacou o poder da Copa do Mundo na divulgação da capacidade do Brasil: "A Copa não é apenas o maior evento esportivo do mundo, mas também uma grande oportunidade para desenvolvimento do Brasil e para mostrarmos nossas qualidades", disse o ministro. "O Mundial é, portanto, ocasião para que os produtos nacionais, como o vinho e o espumante, sejam valorizados."

A gerente do Ibravin, Ana Paula Kleinowski, comemorou o apoio do ministro e ressaltou a importância da Copa 2014 na exposição da produção nacional de vinhos e espumantes: "A demanda de estrangeiros pelos produtos do Brasil está crescendo muito, e a Copa será fundamental para que esses produtos sejam ainda mais conhecidos pelo mundo".

Rafael Brais
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
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