Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Prefeitura de Porto Alegre assina contrato para obras no entorno da Arena Grêmio
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 13 Junho 2012 15:42
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assinou contrato com a empresa vencedora da licitação das obras de mobilidade nos acessos ao bairro Humaitá, no entorno da Arena do Grêmio, nesta quarta-feira (13.06). O evento antecedeu a visita do ministro Aldo Rebelo às obras do estádio, que tem boas chances de ser confirmado pela FIFA como Centro Oficial de Treinamento para a Copa do Mundo de 2014.
O contrato prevê pavimentação, drenagem, sinalização, esgoto e iluminação das avenidas Voluntários da Pátria, Padre Leopoldo Betrano e Rua 1. Serão investidos 14,9 milhões, sendo 8,5 milhões de emenda parlamentar e o restante do orçamento de Porto Alegre. "O conjunto de obras viárias irá qualificar a infraestrutura de acesso do bairro em processo de modernização, sustentando principalmente o fluxo gerado pela BR 448", destacou Fortunati.
"Essa obra é importante para Porto Alegre, porque valoriza esse bairro de Humaitá, a prefeitura incorpora as obras de infraestrutura e o Governo Federal tem todo o interesse em incentivar e estimular o empreendimento", ressaltou Rebelo, durante a assinatura do contrato.
Arena
O presidente do Grêmio, Paulo Odone, garantiu que o estádio será entregue em 8 de dezembro deste ano, com custo de R$ 600 milhões. "Financeiramente, foi um grande negócio, porque cedemos a área do antigo estádio, mas teremos esse novo empreendimento. A arena vai dar uma melhoria na vida do Grêmio. Em vez de hoje a gente viver tirando dinheiro para manutenção do estádio, a gente vai ter um equipamento autossustentável".
A arena terá conceito multiuso, com padrões de acessibilidade, de gramado e estrutura seguindo padrões da FIFA. "Ao lado do estádio, teremos lojas, locais de eventos, restaurantes âncoras, lugares para que as pessoas possam vir aqui e passar o dia inteiro e não apenas os 90 minutos de jogo. E durante os dias sem jogos, será um lugar de convívio, vamos fazer um memorial aqui", prometeu Odone.
O projeto dos arquitetos da arena foi feito ouvindo as associações de deficientes do Rio Grande do Sul. "Os deficientes poderão chegar sozinhos, tomar o elevador ou subir pela rampa sem qualquer obstáculo e vão poder estacionar a cadeira e assistir a partida como os outros torcedores. E se precisar ir ao banheiro, a menos de 15 metros ele terá um", comentou o presidente gremista, que prevê maior adesão de mulheres no quadro de sócios com a segurança e conforto do novo local de jogos.
Visita
O ministro do Esporte visitou pela segunda vez o projeto. Antes de ressaltar a importância do empreendimento para o futebol gaúcho, brincou com as rivalidades locais. "Felicidade é testemunhar a ampliação da infraestrutura esportiva do Brasil com o andamento das obras dessa bela arena que o Grêmio entregará até o fim do ano. Tenho laços com o futebol do Rio Grande. Estava aqui em 1983 para receber o time do Grêmio campeão Mundial em Tóquio. E também estava, como alagoano, com o Gabirú, naquela partida do Inter em Tóquio, que eles tinham um problema sério para resolver naquele jogo. Portanto eu acho que o Rio Grande engrandece seu futebol com essa Arena".
Confira no Portal da Copa galeria de fotos da Arena Grêmio
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook