Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
No Beira-Rio, ministro reafirma confiança na entrega das obras dentro do prazo
- Detalhes
- Publicado em Terça, 12 Junho 2012 17:52
A dois anos da abertura da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, a reforma da Arena Beira-Rio, em Porto Alegre, segue dentro do cronograma previsto de obras e alcança 20% das ações executadas. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou o estádio nesta terça-feira (12.06), acompanhado pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, pelo prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, pelo presidente do Internacional, Giovanni Luigi, e pelo secretário da Copa, Kalil Seahbe.
O Beira-Rio é a penúltima arena a ser visitada pelo ministro do Esporte, neste segundo ciclo de vistorias nos 12 estádios que sediarão a Copa do Mundo. Aldo Rebelo destacou o empenho dos governos e construtores para entregarem os palcos do Mundial em dia. "Vim agora do Paraná. Visitei a Arena da Baixada e saí tranquilo. Segunda-feira visitei o Maracanã e vi todo o esforço dos construtores e do governo em entregar a obra dentro do prazo. Então eu acho que todos os estádios, os seis para a Copa das Confederações, até o final deste ano e começo do próximo, e os outros seis até o final do próximo ano, começo de 2014, serão entregues dentro do prazo. O Beira-Rio não é diferente."
Aldo Rebelo participou do programa "Governo Escuta", debate público com participação dos cidadãos via internet e celular, transmitido ao vivo. O evento foi promovido pelo governo estadual no próprio gramado do Beira-Rio e teve a presença do ex-técnico e capitão da seleção brasileira Dunga.
Estágio da obra
A reforma do Beira-Rio está com 20% de execução. Somando-se à estrutura do estádio que permanecerá como era antes, os trabalhos alcançam 60% de conclusão. O presidente do Internacional, clube proprietário da Arena, detalhou o estágio do empreendimento.
"Estamos terminando de montar o primeiro quadrante da arquibancada inferior, que deve estar pronto até o fim deste mês. No segundo quadrante, a fundação já está sendo feita e dentro de 90 dias, no máximo, estará pronto. Dentro de 40 a 50 dias, a marquise será toda retirada. Essa é uma ação rápida que leva de 20 a 30 dias para dar sequencia ao trabalho. Quando nós estivermos com as inferiores desses dois quadrantes prontos, passamos para os outros", explicou.
Giovanni Luigi garantiu a entrega das obras para o fim de 2013 e disse que pretende manter os jogos da equipe no local até a troca do gramado, que deve ocorrer no fim do próximo ano. "O Internacional vai mandar os jogos aqui. Só quando for mudar o gramado eventualmente teremos algum período sem jogos aqui, mas isso ainda vai ser estudado. Será para outubro, novembro, vamos ver a necessidade disso depois".
O estádio gaúcho será palco de cinco jogos da Copa 2014, sendo quatro partidas da primeira fase e um jogo das oitavas de final. A arena terá 52 mil lugares e está orçada em R$ 330 milhões. Os responsáveis pela obra solicitaram R$ 235 milhões de financiamento federal, em análise pelo BNDES.
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook