Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Arena da Baixada, em Curitiba, terá cobertura retrátil com captação de energia solar
- Detalhes
- Publicado em Terça, 12 Junho 2012 11:45
Durante a visita do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na manhã desta terça-feira (12.06), às obras de reforma e modernização do Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada), o presidente do Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia, anunciou a adequação do projeto para captar energia elétrica da luz solar, com capacidade de geração de 2,2 MW. A estrutura será retrátil e cobrirá todo o gramado. A abertura ou o fechamento levará 15 minutos.
A cobertura retrátil deverá beneficiar a realização de shows e espetáculos. O presidente do Atlético afirmou ter tido conversas para estabelecer parceria com uma empresa internacional que administra arenas. "Estamos para formalizar a parceria com a AEG, que administra grandes arenas no mundo todo".
De acordo com o dirigente, a obra como um todo está 53,27% terminada, com 40% das estruturas prontas e 13,27% da reforma concluída. "O estádio está praticamente pronto. São necessárias obras de adequação para receber o Mundial, mas a estrutura fundamental está construída", afirmou o ministro.
Segundo Petraglia, as intervenções devem ganhar velocidade maior já a partir deste mês, com o uso do capital próprio que será investido na reforma. "Com os recursos disponíveis, vamos deslanchar a um ritmo maior do que temos hoje. Os recursos do BNDES virão depois que investirmos a contrapartida, e a primeira parcela deve chegar em agosto", disse.
Com capacidade para 41 mil pessoas, o estádio terá investimento de R$ 234 milhões, com solicitação de financiamento federal de R$ 123 milhões em análise pelo BNDES. As obras de reforma tiveram início em outubro de 2011. A terraplanagem está 95% concluída e as demolições, 38% terminadas.
A próxima etapa será a demolição das torres, a reforma da entrada principal e a construção da superestrutura, pilares e vigas. A previsão de entrega é para junho de 2013. A vistoria integra a segunda rodada de visitas às arenas que sediarão a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Curitiba foi a décima cidade monitorada. Nesta tarde, Aldo Rebelo vai conferir o andamento das obras no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Também participaram da visita o secretário estadual para Assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, o secretário municipal para Assuntos da Copa, Luiz Carvalho, e o diretor de Futebol Profissional do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde.
O ministro já passou por Brasília, Fortaleza, Natal, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Jogos
Haverá quatro partidas do Mundial na Arena da Baixada, todas pela primeira fase da competição. A que promete maior visibilidade é a prevista para 23 de junho, com a presença da seleção cabeça de chave do Grupo B.
Confira no Portal da Copa galeria de fotos da Arena da Baixada
Tiago Falqueiro - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook