Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
No interior de São Paulo, ministro fala sobre preparativos da Copa e das Olimpíadas
- Detalhes
- Publicado em Sábado, 21 Abril 2012 20:27
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, realizou neste sábado (21.04) duas exposições sobre Copa do Mundo e Olimpíadas no interior de São Paulo, nos municípios de Queiroz e Palmital. Ele prestigiou ainda parte da comemoração do aniversário de 92 anos de emancipação político administrativa de Palmital.
Na palestra em Queiroz, o ministro destacou os benefícios dos megaeventos esportivos para o Brasil, como a geração de emprego e de renda e a maior divulgação do turismo brasileiro e da engenharia avançada que existe no país. "A Copa vai trazer desenvolvimento para todo o território brasileiro, inclusive aqui para o interior de São Paulo", disse.
Aldo Rebelo ressaltou ainda a capacidade de essas competições estimularem a prática de atividades físicas e, com isso, melhorarem a qualidade de vida da população. "Quando investimos em esporte, economizamos em saúde. Queremos aproveitar a Copa e as Olimpíadas para uma grande campanha para a prática de esporte e de atividades físicas", explicou.
O ministro reafirmou que os preparativos para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão movimentando o país e promovendo investimentos. Segundo ele, o país já enfrentou desafios maiores e terá sucesso na realização do Mundial de futebol: "Passamos por grandes provas, como construir Brasília em quatros anos. O país está preparado". Ainda em Queiroz, o ministro foi agraciado com o título de hóspede oficial do município.
Esporte nas escolas
Em Palmital, Aldo Rebelo levantou a importância da presença do esporte nas escolas do país e a necessidade de melhoria nas instalações dos centros educacionais. "Boa parte de nossas escolas foi construída sem espaço para quadras. Com isso, nossas crianças deixam de realizar atividades físicas. O esporte é muito importante para a saúde, para a educação e ajuda no processo de formação dos jovens", afirmou. "O esporte educa para a vida, ensinando regras para serem respeitadas, nos mostrando como perder e ganhar. Portanto, a Copa e as Olimpíadas são grande oportunidade para propagar o esporte em nossa sociedade."
O ministro salientou o alcance e a relevância do esporte no país e lembrou que é preciso aproveitar a sinergia criada pelos maiores eventos do mundo, que serão sediados no Brasil em um intervalo de dois anos. "Esses dois eventos vão difundir a imagem do país, e o mundo espera com grande expectativa a realização deles por aqui", reforçou. "Queremos aproveitar o momento e deixar legados para a população brasileira", afirmou.
De acordo com Aldo Rebelo, cerca de 300 mil empregos diretos serão criados pela Copa do Mundo. Além de ser uma oportunidade de mostrar as virtudes do Brasil, disse o ministro, é uma chance de superar dificuldades e ineficiências. Para ele, tudo o que está sendo feito para a Copa e para as Olimpíadas não são gastos, mas investimentos. "Os estádios, as obras em aeroportos, em mobilidade urbana, tudo isso vai ficar no Brasil. A única coisa que poderiam levar é a taça, que estou convencido de que também vai ficar no nosso país."
Rafael Brais, de Queiroz e Palmital
Foto: Rafael Brais
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook