Ministério do Esporte Presidente do Col e da CBF participa de audiência pública na Câmara
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Presidente do Col e da CBF participa de audiência pública na Câmara

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados realizou audiência pública, nesta quarta-feira (11.04), com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local, José Maria Marin; com o diretor-executivo de Operações do COL, Ricardo Trade; e com o representante da Conmebol para o Comitê Executivo da FIFA, Marco Polo del Nero, para discutir sobre o andamento dos preparativos do país para a Copa do Mundo de 2014.

Em sua apresentação, Marin destacou a responsabilidade da CBF na preparação da Seleção Brasileira, que jogará pela segunda vez um Mundial em casa. "Devemos, dentro da maior harmonia, procurar os melhores caminhos para que a Seleção corresponda aos anseios do povo brasileiro. Esse é o nosso grande sonho, que a tristeza de 1950 se torne uma grande alegria para o Brasil."

Para ele, no momento a grande preocupação é com a formação de uma grande seleção que tenha condições de dar o título ao Brasil. "Antes de 2014, temos Olimpíadas e Copa das Confederações, o anseio dos brasileiros é ter uma grande seleção. Acredito que o trabalho executado corresponde à expectativa quanto a formação de uma equipe e nós veremos, nas Olimpíadas, se o caminho está certo."

Organização
O diretor-executivo de operações do COL apresentou os números e metas da organização para o Mundial, tendo como objetivo conseguir extrair o máximo de legados de um evento com potencial de 73 mil horas de transmissão televisiva (equivalente a oito anos de uma TV ligada), que deve movimentar, no Brasil, cerca de R$ 112,8 bilhões até 2014, por exemplo.

"A visibilidade do país vai dar um reposicionamento à marca Brasil. Teremos uma nova era nos estádios, com mais conforto, espaço, atendimento ao torcedor. Com certeza, faremos uma grande Copa e ao final teremos orgulho de sermos brasileiros", garantiu Trade.

Ele ressaltou que o COL trabalha na organização operacional da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014, como a segurança interna nos estádios (contratada de empresa privada), mas atuando em conjunto com as forças policiais.

Outro destaque foi o mapeamento de 279 Centros de Treinamento de Seleções, para as equipes treinarem na cidade em que ficarão baseadas, sendo que 244 já foram inspecionados, e dos Centros Oficiais de Treinamento de Seleções, para os atletas treinarem nos dias próximos ao jogo para não haver desgaste do gramado.

Responsabilidade do COL, o programa de voluntários vai recrutar 80 mil pessoas, sendo que cerca de 18 mil devem atuar nos megaeventos esportivos. "O programa de voluntários é todo custeado pelo COL e sentou com os ministérios da Educação, Esporte e Trabalho para que capacitação sirva para programas de primeiro emprego, por exemplo, para que seja mais que só um certificado", explicou Trade.

A Comissão de Turismo e Desporto já ouviu, recentemente, os ministros do Esporte e do Turismo sobre o tema.

Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Minstério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla