Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Depois de assinatura de contrato, obras no Beira-Rio começam nesta quarta-feira
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 19 Março 2012 14:14
A reforma do Estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 deverá recomeçar na próxima quarta-feira (21.03). A data foi informada pelo presidente da construtora Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, depois da assinatura do contrato com o Sport Club Internacional, proprietário do estádio. "Somos o único clube do mundo que sediará duas copas em dois estádios particulares. A Copa de novo é nossa. E isso nos orgulha muito. Mas o que mais nos orgulha é saber que essas reformas darão mais conforto ao nosso torcedor. Foi dentro do Beira-Rio que ganhamos diversos títulos. Libertadores, Recopa, Brasileiros", afirmou Giovanni Luigi, presidente do Inter.
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que chegou à cerimônia depois da assinatura do contrato, reforçou a importância do evento para o estado. "Isso não é bom apenas para o Internacional, é bom para o Rio Grande do Sul, para a economia", afirmou. O presidente da construtora lembrou a necessidade de uma análise criteriosa para a assinatura do contrato. "Sabemos que o processo de negociação foi mais longo do que desejávamos, mas um projeto dessa envergadura, que durará por mais de duas décadas, exige análise criteriosa. Só assim o acordo seria satisfatório", reforçou.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, falou da importância de a cidade ser confirmada como uma das sedes do Mundial. "A Copa do Mundo dará ainda mais visibilidade a Porto Alegre, que já é conhecida por seus dois clubes campeões mundiais. Por isso, o meu olhar é um olhar de futuro. Tenho convicção de que todos nós que estamos aqui e apostamos na Copa em Porto Alegre, não apostamos somente no evento, mas sim na modernização da nossa cidade. E isso começa com obras de mobilidade urbana, requalificação da rede hoteleira, e outras obras tão aguardadas pela nossa cidade", afirmou.
Projeto
Orçado em R$ 330 milhões, o projeto receberá investimentos da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que conduzirá todo o projeto e terá também como investidor o banco BTG Pactual. O clube aportou parte dos recursos (R$ 26 milhões) para amortização dos custos. A SPE buscará financiamento do BNDES para até 75% do valor da obra pelo programa ProCopa - específico para apoiar a iniciativa privada nas obras para o evento de 2014 - e investirá recursos próprios para completar a diferença. O Inter permanece com os direitos sobre bilheteria e as quatro mil vagas do atual estacionamento.
Como contrapartida, o Inter oferece para a construtora o direito de explorar por 20 anos as receitas relativas aos seguintes serviços e áreas do estádio:
- 121 Camarotes e Sky Boxes
- 5.000 cadeiras VIPs;
- Aproximadamente 6.000 m² de área comercial para locação;
- 3.000 vagas de estacionamento no edifício garagem;
- Venda do marketing esportivo do estádio;
- Exploração de shows e eventos.
Veja detalhes do projeto de modernização do Beira-Rio
Portal da Copa
Foto: Sport Club Internacional
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook