Ministério do Esporte Ministro do Esporte acompanha andamento das obras da Arena Pernambuco
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte acompanha andamento das obras da Arena Pernambuco

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visita a décima primeira arena da Copa do Mundo de 2014 nesta quarta-feira (07.03), em Recife, acompanhado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. As autoridades caminharam pelas obras do estádio que ainda busca ser confirmado pela FIFA, em junho, como uma das sedes da Copa das Confederações de 2013 e também estiveram no mirante da construção, onde o projeto, que inclui a "Cidade da Copa", foi explicado ao ministro.

No início do dia, Rebelo conversou com meios de comunicação locais e reforçou que dará uma resposta à carta enviada pelo presidente da FIFA, Joseph Blatter, somente quando regressar a Brasília. Ele ressaltou a confiança na realização de um grande Mundial no Brasil. Após a vistoria, o ministro e o governador concederam uma coletiva de imprensa no local. "O evento vai testar nossas capacidades e nossas deficiências, mas preciso dizer que o Brasil já fez coisas mais grandiosas. O desafio de fazer Recife e Olinda? Muito mais difícil que uma Copa foi expulsar os holandeses. O Brasil e Pernambuco estão plenamente preparados de receber a Copa", afirmou o ministro.

O consórcio responsável pela construção da Arena Pernambuco, que será palco de cinco partidas da Copa de 2014, apresentou um projeto que mostra que o estádio contará com seis pavimentos e terá capacidade para 46 mil torcedores, sendo garantida a visibilidade total do campo de qualquer ponto da arquibancada. A divisão dos assentos será nos seguintes setores: aproximadamente 30 mil cadeiras comuns, 2,7 mil cadeiras especiais no modelo Premium, 102 camarotes para 1,6 mil pessoas e 1,8 mil frisas, reunindo grupos de oito pessoas.

Outra novidade é a ausência de fossos e alambrados, o que aproxima o torcedor do jogo. Além disso, os espectadores poderão contar com o apoio de dois telões de LED em alta resolução instalados nos cantos sudoeste e nordeste do estádio e de um sistema de som e iluminação de última geração.

A Arena Pernambuco encerrou 2011 com 30% das obras concluídas, segundo informações da construtora responsável. Com 2.300 funcionários trabalhando em turnos diurno e noturno, o objetivo é entregar a arena em dezembro de 2012. O número de funcionários deve chegar a 2,5 mil neste mês. Com 100% da terraplanagem realizada, fundações com 95% concluídas e 33% de avanço na estrutura de concreto. O sistema viário e de estacionamento têm 40% de execução. "Um dos principais legados será o de construir uma nova centralidade urbana, para ter crescimento mais descentralizado e organizado", afirmou o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em referência ao fato de a arena ser em São Lourenço da mata, região metropolitana de Recife.

Visitas
Após a visita desta quarta-feira (07.03) na Arena Pernambuco, ficará faltando apenas as obras do estádio do Maracanã para completar o primeiro ciclo de vistorias que Aldo Rebelo fará às 12 arenas. Na sexta-feira (09.03), o ministro embarca para o Rio de Janeiro para monitorar a reforma da sede das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Confira o cronograma:

12.12 - Mineirão
17.01 - Castelão e Arena Fonte Nova
27.01 - Estádio Nacional Mané Garrincha
30.01 - Arena do Corinthians
01.02 - Arena Pantanal
03.02 - Arena Amazônia
06.02 - Arena das Dunas
13.02 - Arena da Baixada
14.02 - Beira Rio

A Arena Pernambuco em números:

? 46 mil lugares
? 30 mil cadeiras comuns
? 11,5 mil cadeiras especiais
? 102 camarotes (1.600 assentos)
? 1.800 assentos em frisa
? 4.700 vagas de estacionamento, sendo 800 cobertas


Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Grabriel Fialho
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla