Ministério do Esporte Acompanhe o estágio atual das obras no Maracanã, palco da final da Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Acompanhe o estágio atual das obras no Maracanã, palco da final da Copa

O Maracanã, estádio que já foi conhecido como o "Maior do Mundo", passa por uma série de reformas, desde agosto de 2010, para atender às exigências da FIFA e receber a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, em especial a final das duas competições. Diferentemente da decisão do Mundial de 1950, na qual o estádio abrigou mais de 173 mil espectadores, a capacidade da futura arena será de 76,5 mil torcedores.

Os cerca de 2.700 operários que atuam no projeto atualmente trabalham na instalação das primeiras peças da nova arquibancada, na estrutura conhecida como contraforte, a 14 metros da linha lateral do campo. As placas são fabricadas no próprio canteiro de obras e estocadas no centro do que será o futuro gramado da arena. Ao todo, 2.748 peças serão instaladas nas estruturas metálicas e de concreto que serão erguidas para atender às recomendações da FIFA.

Para dar suporte à montagem da arquibancada, serão instaladas quatro gruas que colocarão essas peças nas novas estruturas. A nova arquibancada começou a ser erguida em novembro e tem previsão de término em setembro de 2012, antes da operação de içamento da nova cobertura. Com ela, a área coberta do estádio aumentará de 24,35 mil m² para 47,35 mil m². A antiga cobertura já foi retirada. A nova será formada por uma estrutura de cabos e membrana tensionados. Autolimpante e translúcida, ela permitirá condições de luz uniforme em toda a arquibancada.

Modernização
Para atender ao caderno de encargos da entidade máxima do futebol, o Consórcio Maracanã Rio 2014, responsável pelo empreendimento, tem que seguir uma série de recomendações, como cobertura do estádio, acessibilidade, camarotes e área Vip?s com padrões internacionais, curva de visibilidade, garantias de que não haverá obstáculos à visão de jogo dos espectadores e maior proximidade das arquibancadas com o campo.

Da estrutura tradicional do estádio ficará a fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os investimentos previstos, de acordo com a atualização da Matriz de Responsabilidades de novembro de 2011, somam R$ 883 milhões, dos quais R$ 400 milhões provenientes de financiamento via BNDES. A arena terá 14 mil vagas de estacionamento, além de melhorias nos acessos, nos sanitários e nas lanchonetes.

Estão previstas, ainda, melhorias no acesso ao estádio e a construção de uma área de lazer com ciclovias e praças. A estimativa é de que haja duas passarelas para pedestres sobre a via urbana e a linha férrea, ligando o Maracanã a um parque público integrado à Quinta da Boa Vista. A previsão para o término das obras é para fevereiro de 2013.


Portal da Copa
Foto: Divulgação/Monitoramento/ME/novembro de 2011
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla