Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Aldo Rebelo visita o estádio Mineirão e elogia andamento das obras em Belo Horizonte
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 12 Dezembro 2011 19:43
O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, conferiu de perto o andamento das obras do estádio do Mineirão, nesta segunda-feira (12.12). Acompanhado pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, Aldo Rebelo subiu em um mirante na arquibancada superior do futuro palco dos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Após participar da inauguração do viaduto José Alencar, obra de mobilidade urbana que integra a Matriz de Responsabilidades, o ministro do Esporte elogiou a preparação da cidade para receber o Mundial. "Surpreendente. Tenho visitado as outras cidades e minha avaliação aqui é muito positiva. As outras obras, mesmo dentro do cronograma, não têm a aparência do avanço que vejo aqui, até porque é uma reforma e se pode ver mais coisas", destacou Rebelo.
O govenador mineiro, Antonio Anastasia, disse estar honrado com a presença do ministro no Mineirão. "É uma satisfação trazê-lo para testemunhar os avanços das obras. Estamos confiantes e dentro do cronograma previsto. Pretendemos estar aqui, daqui a um ano, para entregar a arena".
Viaduto e BRT
Uma das obras estratégicas dentro do projeto de mobilidade urbana de Belo Horizonte para a Copa 2014 foi inaugurada nesta segunda-feira (12.12). O viaduto José Alencar, no entroncamento entre a Avenida Antonio Abraão Caram e a Presidente Antonio Carlos, foi oficialmente aberto ao tráfego, em cerimônia que contou com a presença de Aldo Rebelo; Anastasia e Lacerda.
O viaduto está incluído entre as obras necessárias para viabilizar o BRT Antonio Carlos/Pedro I, previsto na Matriz de Responsabilidade da Copa. Construído com recursos do PAC e do governo de Minas Gerais ao custo de R$ 52,5 milhões, o empreendimento pretende desafogar o tráfego na ligação entre o Mineirão, o Aeroporto de Confins e o Complexo da Pampulha. Entre investimentos federais, estaduais e municipais, Belo Horizonte investirá cerca de R$ 1,5 bilhão em obras de mobilidade urbana.
"Creio que as palavras mais adequadas para o momento são gratidão e reconhecimento pelo que Belo Horizonte e Minas Gerais estão fazendo pela sua população e para receber a Copa do Mundo. O Mineirão e as obras de mobilidade estão avançados e não surpreende porque Belo Horizonte e Minas Gerais são governadas por dois homens públicos de grande capacidade", afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
"Está é uma obra que marca a integração e a parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Uma parceria harmônica que é exemplo para o Brasil. Mais que cumprir os encargos da FIFA, o Mineirão será o melhor estádio da Copa", disse o governador de Minas, Antonio Anastasia.
"Estamos com as obras em perfeito andamento. Isso mostra nosso compromisso com a realização da Copa. Essa obra vai melhorar a vida dos bairros ao redor e o acesso ao Mineirão. Neste instante, temos quase 200 obras em andamento na cidade e este é um presente para Belo Horizonte no dia de seu aniversário", afirmou o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, em referência aos 114 anos da capital mineira, completados nesta segunda-feira (12.12).
Homenagem
O nome do viaduto é uma homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, que morreu em março de 2011, vítima de câncer. Familiares e a viúva do político mineiro, Mariza Campos Gomes da Silva, acompanharam a cerimônia de inauguração da obra viária.
"A vida já me permitiu conhecer as mais importantes lideranças do meu país. Cada uma com suas características e virtudes. Eu diria que três palavras traduzem o que vi em José Alencar: humildade, lealdade e patriotismo, o seu amor pelo país", listou Aldo Rebelo.
Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Omar Freire/Imprensa MG
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook